
Antonio Denarium, governador de Roraima. Foto: Reprodução
Última modificação em 26 de agosto de 2025 às 10:03
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, nesta terça-feira (26), o julgamento do recurso que pode resultar na cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e do vice, Edilson Damião (Republicanos).
A sessão será transmitida ao vivo, a partir das 18h (horário de Roraima), pelo canal oficial do TSE no YouTube. A análise ocorrerá no plenário do TSE, em Brasília (DF), e pode definir o futuro político do estado.
Relembre o caso
Em agosto de 2024, o TSE iniciou a análise do processo, com a apresentação das manifestações da defesa e da acusação. No entanto, nenhum dos ministros chegou a votar, e o julgamento foi suspenso sem previsão de retomada, até ser incluído novamente na pauta desta terça.
Esta é a terceira cassação do mandato de Antonio Denarium determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), sendo agora objeto de recurso no TSE.
O governador é acusado de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Segundo o processo, ele teria utilizado a máquina pública para promover ações proibidas durante o período eleitoral, com o objetivo de favorecer sua reeleição. Entre as práticas apontadas estão a ampliação irregular de programas sociais, distribuição de benefícios e uso de recursos do estado em prol da campanha.
O que está em jogo
Caso o TSE mantenha a cassação, Denarium e Edilson Damião poderão perder os mandatos, o que pode resultar na realização de novas eleições no estado. A decisão do tribunal será definitiva.
Por: M3 Comunicação