
A nomeação foi oficializada nesta segunda-feira (14). Foto: Reprodução
Última modificação em 14 de abril de 2025 às 14:59
Ionilson Sampaio de Souza é o novo presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima). A nomeação foi oficializada nesta segunda-feira (14) pelo governo do estado, dias após a exoneração da então presidente Dilma Lindalva Pereira da Costa, que solicitou o desligamento do cargo em 7 de abril. A saída foi publicada no Diário Oficial no último dia 8.
A troca no comando do Iteraima ocorre em meio às investigações da CPI da Grilagem de Terras, que apura a atuação de uma suposta organização criminosa envolvida na ocupação irregular de áreas públicas, tanto urbanas quanto rurais.
Dilma Costa, que estava à frente do órgão desde 2023, é um dos alvos das apurações. Durante a transição, o vice-presidente Fernando Machado Rodrigues assumiu interinamente.
Quem é Ionilson Sampaio?
Com 61 anos, Ionilson Sampaio é natural de São José do Egito (PE) e tem trajetória política consolidada em Roraima. Formado em Odontologia, Ionilson já foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos (2007–2014) e presidiu a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).
Até o momento, o governo de Roraima não divulgou quais serão as diretrizes da nova gestão à frente do Iteraima. A nomeação ocorre em um momento delicado para o setor fundiário do estado, marcado por denúncias e inquéritos em andamento.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação