
Notificações serão feitas por meio da plataforma Meu INSS. Foto: Reprodução
Última modificação em 12 de maio de 2025 às 09:12
A partir da próxima terça-feira, 13, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos associativos não autorizados em seus contracheques começarão a receber notificações por meio da plataforma Meu INSS (disponível pelo site ou aplicativo).
Já a partir da quarta-feira, 14, esses beneficiários deverão informar se autorizaram ou não as cobranças. Caso identifiquem que foram vítimas de fraudes, poderão solicitar o ressarcimento de forma simples.
Atendimento apenas pelos canais oficiais
O INSS alerta para que os beneficiários fiquem atentos a possíveis golpes. A comunicação oficial será feita exclusivamente por meio de notificações no Meu INSS. Não haverá contato por telefone, mensagens de SMS, WhatsApp ou e-mail.
Em caso de dúvidas, os cidadãos podem ligar para a Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. De acordo com a autarquia, a central será reforçada para atender à possível alta na demanda.
Uma dica importante é acessar o site ou aplicativo do Meu INSS o quanto antes, para garantir que as notificações apareçam de forma automática no celular ou navegador.
“O INSS não vai te procurar por telefone, não vai mandar mensagens, links ou e-mails. Não assine nada, não clique em links suspeitos e desconfie de qualquer pessoa que diga representar o INSS fora dos canais oficiais”, reforçou o presidente do Instituto.
Recebi a notificação. O que devo fazer?
Caso receba uma notificação informando sobre desconto indevido, o beneficiário poderá solicitar o ressarcimento diretamente pelo Meu INSS ou pela central telefônica 135, a partir do dia 14. O processo será simples: não será necessário enviar documentos nem preencher formulários — basta informar que não reconhece o desconto.
A partir daí, o sistema gerará uma cobrança automática à entidade responsável, que terá 15 dias úteis para comprovar a regularidade ou efetuar o ressarcimento. O valor será então repassado pelo INSS diretamente à conta bancária em que o beneficiário costuma receber seu pagamento.
Fonte: Agência Gov
Por: M3 Comunicação