
Nesse primeiro momento, cerca de 400 mil pessoas devem receber os valores. Foto: Reprodução
Última modificação em 24 de julho de 2025 às 08:57
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a devolução dos valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. A restituição será feita de forma integral, com correção pelo IPCA, e os pagamentos serão liberados em lotes diários de até 100 mil pessoas, conforme a ordem de adesão ao acordo.
Quem tem direito ao ressarcimento
Recebem os valores:
- Quem aderiu ao acordo do governo para restituição;
- Quem contestou o desconto e não obteve resposta da associação envolvida;
- Em breve, também serão incluídas pessoas vítimas de fraudes adicionais, como documentos ou gravações falsificadas apresentadas pelas associações. Esses casos estão em análise e os pagamentos devem ocorrer até o fim do mês de julho.
Prazo para contestar descontos indevidos
- O prazo para realizar a contestação é até 14 de novembro de 2025.
- As contestações podem ser feitas por:
- Aplicativo Meu INSS;
- Site do INSS;
- Central 135;
- Agências dos Correios.
Passo a passo para solicitar ressarcimento
- Verifique se houve desconto:
- Acesse o aplicativo Meu INSS, ligue para o 135 ou vá aos Correios com documento de identificação.
- Identifique a instituição responsável pelo desconto.
- Se não reconhecer o desconto, registre a contestação pelo canal utilizado.
- O INSS notificará a instituição, que terá 15 dias úteis para apresentar documentação ou realizar o pagamento.
- Caso não haja resposta da associação, o beneficiário poderá aderir ao acordo de devolução.
- Após adesão, o pagamento é feito em até 4 dias úteis.
Importante
- Descontos anteriores a março de 2020 não serão devolvidos, devido ao limite legal de cinco anos (prescrição).
- Não é possível recorrer administrativamente ao valor definido no aplicativo.
- O INSS não entra em contato por telefone, WhatsApp ou e-mail. Toda comunicação oficial ocorre apenas pelos canais Meu INSS, 135 ou agências autorizadas.
Fonte: CNN Brasil
Por: M3 Comunicação