
Até o momento, o esquema vacinal contra a meningite para bebês incluía apenas a vacina meningocócica C, aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses. Foto: Reprodução
Última modificação em 27 de junho de 2025 às 15:16
O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de 1º de julho, passará a disponibilizar a vacina meningocócica conjugada ACWY como dose de reforço para crianças de 12 meses, integrando o Calendário Nacional de Vacinação.
O imunizante oferece proteção contra meningites e infecções graves provocadas pela bactéria meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y.
Até o momento, o esquema vacinal contra a meningite para bebês incluía apenas a vacina meningocócica C, aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.
Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) já ofereça a vacina ACWY nas unidades básicas de saúde, sua aplicação era restrita a adolescentes de 11 a 14 anos.
A substituição da dose de reforço pela vacina ACWY foi divulgada nesta quinta-feira (26) pela Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização, do Ministério da Saúde.
Segundo documento técnico, apesar da redução nos casos de doença meningocócica com as vacinas já implementadas pelo Programa Nacional de Imunizações, as meningites bacterianas continuam sendo motivo de preocupação.
As crianças que já completaram o esquema com três doses da vacina meningocócica C não precisam tomar a nova dose de reforço neste momento. No entanto, aquelas que não foram vacinadas aos 12 meses poderão receber a vacina ACWY para completar o esquema, desde que ainda não tenham completado 5 anos.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação