Os selecionados atuarão em pesquisas estatísticas realizadas em todo o país. Foto: Reprodução
Última modificação em 12 de agosto de 2025 às 15:12
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) autorizaram, por meio da Portaria Conjunta nº 58/2025, publicada nesta terça-feira (12), a contratação temporária de até 9.580 profissionais para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os selecionados atuarão em pesquisas estatísticas realizadas em todo o país. A maior parte das vagas, 8.480, será destinada ao cargo de agente de pesquisas e mapeamento, responsável pela coleta de dados. Outras 1.100 vagas são para a função de supervisor de coleta e qualidade, com atribuições voltadas ao acompanhamento e supervisão do trabalho de campo.
As contratações ocorrerão por meio de processo seletivo simplificado, modalidade que costuma ser mais ágil que os concursos públicos tradicionais. As etapas devem incluir análise curricular, avaliação de títulos e, eventualmente, entrevistas.
Os contratos terão duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos, conforme a necessidade do IBGE para a finalização dos trabalhos.
A portaria determina ainda que o edital com as regras do processo seletivo deverá ser publicado em até seis meses. Os valores de remuneração serão definidos pelo IBGE, considerando os limites orçamentários disponíveis.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação