Última modificação em 18 de fevereiro de 2025 às 17:59

O Governo federal decidiu adiar o aumento da mistura de biodiesel no diesel, vendido nos postos de combustível. Com isso o percentual continuará em 14% por tempo indeterminado, em vez de subir para 15% no dia 1º de março, como estava previsto.
A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para evitar impactos no preço dos alimentos. Como a soja é a principal matéria-prima do biodiesel, analistas alertavam que o aumento da mistura poderia encarecer o grão e, consequentemente elevar os preços no supermecado.
Outro fator considerado foi o próprio preço do diesel. O biodiesel é mais caro que o diesel comum, e um aumento da mistura poderia afetar o custo do transporte de mercadorias, já que o Brasil depende muito das rodovias para distribuir seus produtos.
Atualmente a legislação prevê que a mistura de biodiesel no diesel aumente um ponto percentual por ano, a partir de 2025, até atingir 20% em 2023. No entanto, novas mudanças podem ser feitas pelo governo conforme a situação econômica do país.
Por: Papo M3 Realidades
Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro da notícia que importa.