Última modificação em 19 de fevereiro de 2025 às 14:01

Sem uma estratégia definida para negociar com os Estados Unidos e evitar prejuízos às exportações brasileiras, o governo Lula intensificou o diálogo com os representantes da indústria nacional nos últimos dias. O objetivo é encontrar alternativas que minimizem os impactos das tarifas de importação impostas pelo presidente Donald Trump.
A administração norte-americana anunciou recentemente uma tarifa de 25% sobre o aço e alumínio importados de diversos países, incluindo o Brasil, e indicou que pode ampliar tributação sobre outros produtos, como o etanol. A medida tem gerado preocupação entre empresários brasileiros, que passaram a negociar diretamente com seus clientes nos EUA para pressionar a Casa Branca.
O argumento é que as sobretaxas elevarão o preço final dos produtos, reduzindo sua competitividade no mercado americano. O governo brasileiro pretende demonstrar que as economias dos dois países são complementares, e não concorrentes. Dessa forma, espera persuadir os EUA a reconsiderar as tarifas
Paralelamente, aguarda a aprovação do nome de Jamieson Greer para o cargo de representante comercial dos Estados Unidos pelo Senado americano, o que pode abrir espaço para novas negociações diplomáticas.
Na tentativa de fortalecer o diálogo bilateral, o senador republicano Steve Dainer foi recebido, na última sexta-feira (16), pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e pela secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura Rocha. As reuniões foram consideradas produtivas e abordaram possíveis caminhos para intensificar a cooperação entre os dois países.
Dainer é visto como uma ponte estratégica para facilitar o diálogo entre Brasil e EUA. Enquanto isso, o governo brasileiro segue avaliando as melhores opções para defender os interesses comerciais do país e evitar um impacto negativo nas exportações.
Fonte: O Globo
Foto: Carlos Barria /REUTERS
Por: Papo M3 Realidades
Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro da notícia que importa.