
A dupla governa o estado desde janeiro de 2023. Foto: Secom RR
Última modificação em 20 de outubro de 2025 às 11:30
O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), anunciou nesta segunda-feira (20) que será pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026. No mesmo evento, o vice-governador Edilson Damião (Republicanos) confirmou que pretende concorrer ao cargo de governador.
A dupla governa o estado desde janeiro de 2023 e já foi cassada quatro vezes por crimes eleitorais pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Apesar das decisões, ambos continuam nos cargos enquanto aguardam julgamento definitivo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
“Anuncio, em primeira mão, que sou pré-candidato ao Senado, assim como meu parceiro, o vice-governador Edilson Damião, é pré-candidato ao governo”, declarou Denarium durante o anúncio.
Trajetória política
Denarium assumiu o comando do estado em dezembro de 2018, inicialmente na condição de interventor federal, nomeado pelo então presidente Michel Temer (MDB), durante a crise migratória com a Venezuela. Ele tomou posse como governador eleito em janeiro de 2019 e foi reeleito em 2022, já com Edilson Damião como vice na chapa.
Damião confirmou que permanecerá no Republicanos para disputar o governo:
“Sou pré-candidato a governador e continuo Republicano. Serei candidato a governador pelo mesmo partido”, afirmou.
Ele acrescentou ainda que a disputa deve ocorrer dentro de uma aliança entre Republicanos, PP e União Brasil em 2026.
Por: M3 Comunicação Integrada