
O novo programa, previsto para 2026, vai beneficiar 15,5 milhões de famílias do CadÚnico com renda de até meio salário mínimo, oferecendo retirada gratuita de gás de cozinha. Foto: Reprodução
Última modificação em 29 de agosto de 2025 às 11:06
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta quinta-feira (4) o programa “Gás do Povo”, que reformula e amplia o atual Vale-Gás. A solenidade será realizada no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG).
Com previsão de beneficiar 15,5 milhões de famílias em 2026 e distribuir cerca de 58 milhões de botijões, o novo programa garante retirada gratuita do gás de cozinha para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo.
Diferente do modelo atual, que repassa o valor em dinheiro, o “Gás do Povo” permitirá que os beneficiários retirem diretamente o botijão de 13 kg nas revendedoras cadastradas. O governo pagará o valor de referência de forma regionalizada, garantindo que o auxílio seja usado exclusivamente para a compra do gás.
O programa, que terá previsão orçamentária de R$ 5,1 bilhões em 2026, é visto pelo Palácio do Planalto como uma medida estratégica de combate à pobreza energética e também um trunfo eleitoral, alinhado ao já existente “Luz do Povo”, voltado à tarifa social de energia elétrica.
Fonte: CNN Brasil
Por: M3 Comunicação