
Aurelina Medeiros relembra com orgulho da dedicação e luta que marcaram a fundação do município. Foto: M3 Comunicação Integrada
Última modificação em 22 de março de 2025 às 19:42
Para quem nunca viu a região amazônica, a imensidão dos rios de água doce pode espantar. E foi justamente uma experiência assustadora que a entrevistada do episódio #7 do podcast Papo M3 Realidades, Aurelina Medeiros, relatou em uma de suas viagens.
📲 Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias
Após receber uma proposta de trabalho para trabalhar em Oriximiná, no Pará, Aurelina Medeiros veio junto com o marido e o primeiro filho do casal, Juliano, para o local. Os sustos começam desde o início do trajeto:
“Para vir para Oriximiná, eu andava uma hora de avião até Santarém, imagina chegar em Santarém pegar um barco para quem vem do Nordeste que não via rio nem muita água”, conta, sorrindo, a parlamentar roraimense.
Muita água e jacarés
Após o primeiro susto do avião, veio então o desafio: passar 12 horas dentro de um barco com uma criança de pouco mais de três anos de idade, em uma região cheia de perigos naturais e paisagens nunca vistas antes por Aurelina.
“Eu com medo do menino pular do barco. Eu não conhecia ninguém. Aí vim para Oriximiná, uma região de pecuária, difícil, ninguém queria ficar lá, porque só se chegava lá de barco, não tinha outro caminho”, relembra Aurelina.
Além das 12 horas de barco até chegar em Oriximiná, o trajeto até a fazenda em que foi contratada para trabalhar também era marcado por perigos e aventuras:
“O trajeto de uma fazenda para outra era barco. E eu andava de barco para ir para a fazenda. Os jacarés assim na minha frente, de cabeça de fora, no meio do rio”, relata Aurelina dizendo que a experiência marcou sua vida. “Enfrentei isso foi uma uma experiência que eu nunca esqueci”.
A entrevista completa com Aurelina Medeiros está disponível no Youtube do Papo M3 Realidades. A séria ‘Realidades Delas’ traz histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença.
Por: Papo M3 Realidades