Levantamento estima 5,3 milhões de vendas de automóveis financiados de janeiro até setembro de 2025. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Última modificação em 13 de janeiro de 2026 às 11:56
O financiamento de veículos no Brasil alcançou 7,3 milhões de unidades em 2025, o maior volume registrado desde 2012. Os dados fazem parte de um estudo divulgado nesta terça-feira (13) pela B3, com base no Sistema Nacional de Gravames (SNG), que reúne informações sobre restrições financeiras de veículos usados como garantia em operações de crédito.
Os veículos usados lideraram as operações ao longo do ano, com 4,7 milhões de unidades financiadas. Já os modelos novos somaram 2,6 milhões, considerando automóveis leves, pesados e motocicletas.
Norte e Nordeste puxam crescimento
O crescimento foi impulsionado principalmente pelas regiões Norte e Nordeste, que registraram altas de 9,8% e 12,3%, respectivamente. Mesmo com o avanço, essas regiões responderam por parcelas menores do total financiado no país: 7,9% no Norte e 19,5% no Nordeste.
As regiões Sul e Sudeste concentraram as maiores fatias do mercado, com 20,2% e 41,9% do total de financiamentos. No entanto, ambas apresentaram retração em relação a 2024, com quedas de 1,9% no Sul e 1,2% no Sudeste.
Dezembro registra melhor resultado em quase uma década
Somente em dezembro, foram financiadas 682 mil unidades, volume 10,6% maior que em novembro e 9,5% superior ao registrado no mesmo mês de 2024. Esse é o melhor resultado para dezembro desde 2014.
Para o superintendente de Produtos da B3, Thiago Gaspar, o desempenho confirma a recuperação gradual do setor. “Este é o terceiro ano consecutivo de crescimento nas vendas financiadas de veículos no Brasil, o que reforça a importância da concessão de crédito e a consolidação do mercado automobilístico”, afirmou.
Emplacamentos e mercado de usados
Dados preliminares do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) indicam que 2,7 milhões de veículos leves e pesados foram emplacados em 2025, um crescimento de 2% em relação ao ano anterior.
O mercado de veículos usados, porém, apresentou desempenho ainda mais expressivo. Segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), 16,7 milhões de veículos trocaram de dono entre janeiro e novembro, cerca de 900 mil unidades a mais do que todo o volume registrado em 2024.
Fonte: Folha de São Paulo / Agência Brasil
Por