Grupo auxiliava no transporte de droga da Colômbia com destino a Manaus para distribuição nacional. Foto: PC-AM
Última modificação em 20 de fevereiro de 2026 às 10:13
A ex-chefe de gabinete do prefeito de Manaus, Anabela Cardoso Freitas, foi presa na manhã desta sexta-feira (20) durante uma megaoperação da Polícia Civil do Amazonas contra o chamado “núcleo político” da facção criminosa Comando Vermelho no estado. A ação cumpre 23 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão em sete cidades brasileiras.
Batizada de Operação Erga Omnes — expressão em latim que significa “contra todos” —, a ofensiva policial investiga crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e violação de sigilo funcional.
Prisões e alvos
Além de Anabela, que atualmente integrava a Comissão de Licitação da Prefeitura de Manaus, também foram alvos ex-assessores de três vereadores e um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Os mandados são cumpridos em Manaus, Belém e Ananindeua (PA), Belo Horizonte (MG), Estreito (MA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).
Esquema ligava contratos públicos ao tráfico
Segundo as investigações, o grupo facilitava contratações fraudulentas, principalmente nos setores de transporte e logística. Empresas de fachada eram usadas para adquirir drogas na Colômbia e enviá-las a Manaus, que funcionava como centro de distribuição nacional.
A polícia estima que o esquema tenha movimentado cerca de R$ 70 milhões.
Rotas e estrutura da organização
De acordo com a Polícia Civil, os investigados utilizavam rotas fluviais e terrestres para o transporte de entorpecentes, com apoio logístico das empresas contratadas. Relatórios financeiros apontaram incompatibilidade entre o volume movimentado e a capacidade econômica declarada pelas firmas envolvidas.
A conexão entre os integrantes em diferentes estados foi comprovada a partir da extração de dados de celulares, que indicam atuação estruturada em núcleos operacional, financeiro e logístico.
Fonte: PC-AM
Por: M3 Comunicação Integrada