
Kaila Thavyne Oliveira Cardoso, estuda na Escola de Tempo Integral José de Alencar. Foto: Divulgação
Última modificação em 4 de junho de 2025 às 14:25
A estudante Kaila Thavyne Oliveira Cardoso, da Escola de Tempo Integral José de Alencar, localizada no município de Rorainópolis, vai representar Roraima e o Brasil na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul. O evento será realizado entre os dias 11 e 13 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Kaila foi selecionada durante a etapa nacional do programa, que ocorreu em Brasília (DF), entre os dias 26 e 30 de maio. Ela participou ao lado do estudante Júlio César Pena Nunes Filho, da Escola Estadual Antônio Carlos Natalino, de Boa Vista, representando o estado de Roraima.
Durante a etapa nacional, Kaila apresentou o projeto intitulado “Escolas Integradas: Transformando o Campus Escolar em um Centro de Inclusão Social e Combate às Mudanças Climáticas em Rorainópolis”. A estudante destacou a experiência como transformadora.
“Foram três dias conhecendo pessoas novas, aproveitando ao máximo cada momento, conhecendo autoridades que eu nunca imaginei conhecer, então eu me sinto muito privilegiada por isso. O Parlamento Juvenil do Mercosul nos deu uma oportunidade única. Posso dizer que eu sou muito grata, porque por conta do Parlamento Jovem do Mercosul, eu tive a melhor experiência da minha vida”, afirmou.
Agora, Kaila se prepara para representar o país na etapa internacional, que reunirá estudantes de todos os estados brasileiros e de países membros do Mercosul. A participação é considerada uma oportunidade única para ampliar conhecimentos, desenvolver habilidades e promover o intercâmbio cultural entre os jovens do bloco.
“Em agosto vai ser a minha próxima viagem para Foz do Iguaçu e eu já estou muito ansiosa por isso, porque eu sei que lá é mais uma oportunidade para mim. Eu estou muito orgulhosa mesmo de poder ser a representante do Estado, de poder ser a parlamentar internacional. Isso é um orgulho tanto para mim como para minha família”, declarou.

Sobre o Parlamento Juvenil do Mercosul
Voltado para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas, o Parlamento Juvenil do Mercosul é coordenado pelo Ministério da Educação e tem como objetivo incentivar a participação estudantil na formulação de propostas voltadas à educação e à integração entre os países do bloco.
Durante o evento, os jovens participam de debates sobre políticas públicas, propõem soluções para problemas socioambientais e aprofundam seus conhecimentos sobre diplomacia, cidadania e o funcionamento das instituições do Mercosul.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação