Presidente do PSD Roraima, Zé Haroldo Cathedral é o convidado do episódio 50 do Papo M3 Realidades Políticas. Foto: M3 Comunicação Integrada
Última modificação em 5 de fevereiro de 2026 às 11:15
O episódio #50 do podcast Papo M3 Realidades Políticas recebe o presidente do PSD Roraima, Zé Haroldo Cathedral no episódio que vai ao ar nesta quinta-feira, 05. O presidente do PSD em Roraima, Zé Haroldo, afirmou que o partido vive um momento de consolidação nacional e deve assumir protagonismo nas eleições de 2026, tanto no cenário brasileiro quanto no estado.
Durante a entrevista, ele destacou a estratégia da sigla de se posicionar como uma alternativa à polarização política entre esquerda e direita, defendendo a construção de um novo campo de centro no país.
Três nomes colocados para a Presidência
Questionado sobre o cenário presidencial, o presidente do PSD em Roraima afirmou que hoje o partido tem três nomes competitivos. “Hoje o PSD tem três candidatos a presidente: Ratinho Júnior, Eduardo Leite e Ronaldo Caiado. Acho muito difícil o PSD não ter um candidato próprio”, declarou.
Segundo ele, a definição deve ocorrer por consenso interno. “Deve haver um acordo para que o nome que estiver melhor nas pesquisas seja colocado à disposição da população”, explicou.
Zé Haroldo também descartou, neste momento, a possibilidade de o PSD compor apenas como vice. “Pelas conversas que tenho com o presidente Kassab, chegou o momento de o PSD lançar um candidato. Não acredito que o partido venha apenas como vice”, afirmou.
Crescimento e fortalecimento do PSD em Roraima
No plano estadual, Zé Haroldo destacou o crescimento do partido desde 2018, quando assumiu a condução da sigla em Roraima. “Pegamos um partido praticamente zerado, que era satélite de um grupo político, e transformamos em um partido robusto, que entrega resultados”, disse.
Ele citou os avanços eleitorais da legenda: “Em 2020 elegemos vereadores e prefeitos; em 2022 elegemos um deputado federal e um deputado estadual; em 2024, elegemos 16 vereadores no estado, sendo três na capital, todos novatos”, enumerou.
Segundo o dirigente, o desempenho reforça o projeto do PSD para 2026. “Estamos trabalhando para que o PSD seja protagonista, com chapas fortes para deputado estadual, deputado federal, Senado e, quem sabe, até para o governo do estado”, afirmou.
Relação com o governo estadual e palanques em 2026
Zé Haroldo também comentou sobre a relação do PSD com o governo de Antonio Denarium e o cenário de palanques em 2026. Para ele, a candidatura própria do partido à Presidência não deve gerar conflitos locais. “Eu vejo isso como vantagem. Você sai da guerra esquerda-direita e apresenta um nome novo”, avaliou.
“O PSD, tendo candidato próprio à Presidência, naturalmente caminhará com esse nome. Mas isso não impede coligações estaduais para governo ou Senado”, explicou. Segundo ele, o partido se posiciona como uma força de centro-direita, o que facilita o diálogo com diferentes grupos políticos.
“O Flávio Bolsonaro representa uma direita mais radical. O PSD se coloca como uma alternativa mais equilibrada, mais moderada”, concluiu.
Onde acompanhar
Para acompanhar essa conversa e ter acesso a todas as entrevistas, o público pode seguir o canal oficial do Papo M3 Realidades no YouTube.
O podcast também está presente no Instagram, onde são divulgadas novidades, bastidores e atualizações sobre os próximos episódios.
Por: M3 Comunicação Integrada