
Serão 110 mil unidades com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e 20 mil com verbas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Foto: Reprodução
Última modificação em 23 de maio de 2025 às 16:00
O Governo Federal abriu uma seleção para contratação de 130 mil novas moradias pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Serão 110 mil unidades com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e 20 mil com verbas do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
As propostas devem ser cadastradas no portal Atender Habitação, e podem participar municípios, estados, o Distrito Federal e empresas da construção civil.
FAR – Municípios com mais de 50 mil habitantes
- 100 mil unidades serão destinadas ao atendimento geral de famílias inscritas nos cadastros locais;
- 10 mil unidades para casos específicos (obras públicas federais, situações de emergência ou calamidade);
- A prioridade será para terrenos bem localizados, próximos a equipamentos públicos e infraestrutura urbana;
- Após o enquadramento, os projetos passam por análise técnica e, se aprovados, têm até 120 dias para apresentar documentação, assinar contrato com a Caixa e iniciar as obras.
FNHIS – Municípios com até 50 mil habitantes
- Propostas devem ser cadastradas via portal Transferegov;
- Cada município pode enviar uma única proposta;
- Os recursos são repassados diretamente aos governos locais, que ficam responsáveis pela contratação das obras em parceria com a Caixa Econômica Federal.
O processo faz parte da nova fase do programa, que visa ampliar o acesso à moradia para famílias de baixa renda em todo o país.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação