
A iniciativa garante a regularização civil gratuita de até 120 casais. Foto: Divulgação
Última modificação em 30 de junho de 2025 às 14:48
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) abriu nesta terça-feira (1º) as inscrições para a edição Sem Fronteiras do casamento coletivo “Enfim, Casados!”. A iniciativa garante a regularização civil gratuita de até 120 casais, com foco especial em migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social.
A cerimônia está prevista para o dia 19 de setembro de 2025, em Boa Vista, e será realizada em parceria com a Vara Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Operação Acolhida, Serviço Pastoral dos Migrantes da Diocese de Roraima e os Cartórios do 1º e 2º Ofício da capital.
O edital com todas as informações, critérios e lista de documentos necessários está disponível em três idiomas (português, espanhol e inglês) no site oficial da Defensoria: defensoria.rr.def.br.
Segundo a coordenadora do projeto, defensora pública Elceni Diogo, a proposta é ampliar o acesso à cidadania para todos. “Já realizamos edições voltadas à população de Boa Vista e à comunidade LGBTQIAPN+. Agora, será a vez dos estrangeiros que sonham em oficializar sua união no Brasil”, destacou.
Para se inscrever, é necessário que ao menos um dos parceiros seja migrante ou refugiado residente em Boa Vista e que o casal declare não ter condições financeiras para arcar com os custos de um casamento civil. As inscrições seguem até o dia 31 de julho de 2025 e devem ser feitas presencialmente nos cartórios participantes. Serão 60 vagas por cartório, preenchidas por ordem de inscrição e mediante entrega da documentação completa.
Além da oficialização do casamento, os casais também terão direito a cobertura fotográfica gratuita, bênção religiosa e emissão da certidão civil, sem qualquer custo.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da Defensoria Pública: (95) 98419-7688.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação