
Prazo para pagamento da taxa vai até 18 de junho Com a prorrogação, os candidatos que não têm isenção devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 18 de junho. Foto: Reprodução
Última modificação em 23 de maio de 2025 às 14:54
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 retomará a certificação para os participantes que não concluíram o ensino médio. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). O edital com todas as regras da edição deste ano foi publicado nesta sexta-feira (23).
Sem dar detalhes de como vai funcionar, Santana afirmou que a realização das provas já possibilitará que o candidato que não concluiu o ensino médio no tempo regular tenha acesso à certificação. Esse modelo de certificação chegou a ser oferecido entre 2009 e 2016. Posteriormente, o Enem foi substituído pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Novidades
Outra novidade é que, pela primeira vez, os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio estarão pré-inscritos no exame. Todos serão contemplados, independentemente se estejam matriculados em uma escola pública ou privada.
Será necessário apenas que o estudante informe, pela Página do Participante, se deseja realizar a prova de língua estrangeira em inglês ou espanhol, e confirme a participação.
Inscrições para o Enem 2025 vão começar na 2º feira (26)
As inscrições para o Enem 2025 vão começar na próxima segunda-feira (26). Os candidatos poderão se inscrever até 6 de junho.
Já as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os candidatos vão realizar as avaliações de linguagens, ciências humanas e redação. Já no segundo, matemática e ciências da natureza.
Fonte: CNN Brasil
Por: M3 Comunicação