Última modificação em 11 de fevereiro de 2025 às 16:37

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo Governo Federal, começou nesta terça-feira (11) em Brasília e segue até quinta-feira (13). O evento reúne mais de 3.100 prefeitos e 560 vice-prefeitos, representando mais de 3.200 municípios. O objetivo é debater estratégias de gestão e fortalecer a relação entre o governo federal e as administrações municipais.
Na abertura do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância do pacto federativo e da cooperação entre prefeitos. Segundo ele, o desenvolvimento do país depende do crescimento das cidades.
“Não há estado rico com cidade pobre. É preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o Governo Federal e o governo municipal”, afirmou.
O evento conta com a presença dos 38 ministros do governo, que participam de palestras, seminários e estandes para orientar os gestores sobre programas federais. Lula reforçou que as discussões devem se basear em soluções administrativas, sem interferências ideológicas.
“Queremos estabelecer uma relação altamente civilizada. Não haverá hipótese de que um banco como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNB, o Basa ou o BNDES deixe de atender os interesses de um município por questão ideológica”, disse.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também participou da abertura e ressaltou a importância da cooperação entre os diferentes níveis de governo.
“Estamos aqui celebrando a Federação. A União, os Estados, os Municípios, os Poderes Executivo e Legislativo. Somos um país continental, onde o caminho é fortalecer a Federação”, afirmou.
O evento é visto como um espaço para que prefeitos e prefeitas conheçam iniciativas federais e ampliem o diálogo com o governo, buscando melhorias para a gestão municipal.
Por: Papo M3 Realidades