
A regularização pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais, pelo site da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. Foto: Reprodução
Última modificação em 7 de maio de 2025 às 16:47
Os eleitores que estão com pendências com a Justiça Eleitoral têm até o dia 19 de maio para regularizar sua situação e evitar o cancelamento do título de eleitor. O alerta foi feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estima que cerca de 5,3 milhões de brasileiros correm risco de ter o documento invalidado.
A situação afeta cidadãos que deixaram de votar em três turnos consecutivos, não justificaram a ausência e também não pagaram as respectivas multas. A consequência do cancelamento vai além da perda do direito ao voto. O título irregular pode impedir o acesso a serviços como emissão de passaporte, carteira de identidade, matrícula em instituições públicas de ensino e posse em cargo público.
Roraima tem mais de 12 mil eleitores em risco
Em Roraima, 12.838 eleitores estão em situação irregular, segundo dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR). Eles também têm até o dia 19 de maio para regularizar o título e evitar o cancelamento.
O TRE-RR oferece atendimento pelo WhatsApp, no número (95) 2121-7001, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A regularização também pode ser feita pelo site www.tre-rr.jus.br, na aba “Autoatendimento do Eleitor”, ou diretamente nos cartórios eleitorais.
Como regularizar
A regularização pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais, pelo site da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. O cidadão deve acessar o menu “Consultar a situação eleitoral” para verificar se está na lista de eleitores com pendências.
Caso existam multas, é necessário quitá-las via boleto, Pix ou cartão. O acompanhamento do processo pode ser feito online. A Justiça Eleitoral ressalta que o cancelamento do título não se aplica a eleitores com voto facultativo, como menores de 18 anos e maiores de 70 anos.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação