Lula tem 45,8% contra 41,1% de Flávio; a margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais. Foto: Montagem/Ricardo Stuckert e Agência Brasil
Última modificação em 4 de fevereiro de 2026 às 10:27
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, registrou crescimento nas intenções de voto e aparece em empate técnico com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições, segundo a pesquisa Meio/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (4).
O levantamento aponta Lula com 45,8% das intenções de voto, contra 41,1% de Flávio Bolsonaro. Considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais, o cenário configura empate técnico entre os dois.
Na rodada anterior da pesquisa, realizada entre 8 e 12 de janeiro, Lula aparecia com 46,2%, enquanto Flávio tinha 36%, indicando avanço significativo do senador.
Margem de erro e evolução do cenário
Com a margem de erro aplicada, Lula pode oscilar entre 43,3% e 48,3%, enquanto Flávio Bolsonaro varia de 38,6% a 43,6%. O crescimento do pré-candidato do PL reforça um cenário de competição mais equilibrada no segundo turno.
Além de Flávio, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também aparecem empatados tecnicamente com Lula dentro da margem de erro.
Simulações de primeiro turno
No primeiro turno, Lula também enfrenta cenário competitivo. Em uma simulação com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), como candidato, o presidente empata com Flávio Bolsonaro por 38,7% a 35,3%.
Em outro cenário, sem candidato do PSD, Lula aparece novamente em empate no limite da margem com Tarcísio de Freitas, com 40% a 35%. Nos demais cenários testados, o presidente lidera com vantagem superior à margem de erro.
Outros nomes testados no segundo turno
Entre os candidatos fora do eixo bolsonarista, o melhor desempenho contra Lula no segundo turno é do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que perderia por 45% a 38%.
Na sequência aparecem:
- Romeu Zema (Novo-MG): 45% a 34,5%;
- Ronaldo Caiado (União Brasil-GO): 45% a 34%;
- Eduardo Leite (PSD-RS): 45,4% a 21%.
Todos os nomes testados perdem para Lula nesse cenário.
Haddad também empata com candidatos da direita
A pesquisa também simulou cenários com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), como candidato governista no lugar de Lula. Haddad aparece tecnicamente empatado com candidatos da direita nos três cenários analisados.
No segundo turno:
- Haddad tem 41,8% contra 40% de Flávio Bolsonaro;
- 40,5% contra 44,5% de Tarcísio de Freitas;
- 42% contra 39% de Ratinho Jr.
Lula vence Tarcísio e Michelle em fevereiro
No levantamento mais recente, Lula aparece numericamente à frente de Tarcísio de Freitas, por 44,7% a 42,2%, e de Michelle Bolsonaro, por 45% a 40,7%, embora ambos os cenários estejam próximos da margem de erro.
Metodologia
A pesquisa Meio/Ideia ouviu 1.500 pessoas, por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. O nível de confiança é de 95%, e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2026.
Fonte: InfoMoney
Por: M3 Comunicação Integrada