
O projeto une orientação jurídica, acolhimento e empoderamento feminino, com foco especial em mulheres em situação de vulnerabilidade. Foto: Divulgação
Última modificação em 18 de julho de 2025 às 15:03
Entre os dias 18 e 20 de julho, das 17h às 22h, o público da Feira Roraimoda e Beleza 2025, no Roraima Garden Shopping, poderá conhecer de perto o Salão de Defesa — iniciativa da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), idealizada pela Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher. O projeto une orientação jurídica, acolhimento e empoderamento feminino, com foco especial em mulheres em situação de vulnerabilidade.
Em um estande próprio, a Defensoria oferecerá atendimento gratuito, materiais informativos e rodas de conversa sobre violência doméstica, direitos das mulheres e os canais de proteção disponíveis. O espaço foi pensado como um ambiente de escuta e acolhimento, para que as visitantes da feira possam se sentir seguras e bem informadas.
Beleza como rede de apoio
A origem do Salão de Defesa está diretamente ligada a uma história real. Uma mulher, vítima de violência doméstica durante anos, encontrou apoio em seu cabeleireiro — o único espaço onde se sentia segura para pedir ajuda. A partir desse caso, a defensora pública Terezinha Muniz, que coordena a Especializada da Mulher, percebeu o potencial do setor da beleza como elo de confiança e criou o projeto com foco na capacitação de profissionais da área.
“O cabeleireiro foi o primeiro a ouvir, acolher e orientar. Foi ali que surgiu a ideia de transformar esses profissionais em agentes multiplicadores de informação e apoio”, explica a defensora.
Desde então, o Salão de Defesa tem atuado como ferramenta de transformação social. Em 2024, a iniciativa passou a integrar atividades promovidas pelo Sebrae-RR, dentro de formações voltadas ao setor da estética. Em 2025, a parceria foi formalizada, ampliando o alcance do projeto e garantindo sua presença na feira.
Parceria com impacto social
Para Bibiana Uchôa, gestora da Feira Roraimoda e Beleza, a presença da Defensoria representa um passo importante na promoção de responsabilidade social dentro do setor da beleza.
“Nossos expositores atendem diariamente mulheres que podem estar passando por situações difíceis, mas que não têm com quem conversar. A presença da Defensoria fortalece o nosso compromisso com o bem-estar e a segurança das mulheres”, afirma.
Além de apresentar os serviços da instituição, a participação na feira visa reforçar a importância de reconhecer o salão de beleza como ponto estratégico de escuta e orientação — espaços onde vínculos de confiança se formam naturalmente.
Serviço permanente
A Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua Uraricoera, s/n, bairro São Vicente. O atendimento é gratuito e voltado a todas as mulheres que necessitam de apoio jurídico, orientação ou proteção diante de situações de violência.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação