
. Proprietários de veículos agora têm até o dia 29 de agosto para quitar a taxa obrigatória. Foto: Divulgação/Detran-RR
Última modificação em 10 de abril de 2025 às 14:22
O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) estendeu o prazo para o pagamento do Licenciamento 2025. Proprietários de veículos agora têm até o dia 29 de agosto para quitar a taxa obrigatória.
A prorrogação é válida apenas para veículos não isentos do pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), ou seja, aqueles com menos de 10 anos de fabricação.
De acordo com o Detran, o pagamento do licenciamento deve ser feito em conjunto com a quitação da última parcela do IPVA, que também pode ser paga até o dia 29 de agosto, seja à vista ou parcelada em até seis vezes.
“O documento do veículo será emitido após o pagamento da última parcela do IPVA”, esclareceu o diretor de Controle de Condutores e Veículos do Detran-RR, José Raimundo Rodrigues.
Para os veículos isentos do IPVA, o prazo para pagamento do licenciamento terminou em 31 de março. No entanto, o imposto ainda pode ser quitado em atraso. “Se o atraso ultrapassar 90 dias, será necessário realizar uma vistoria no veículo”, alertou Rodrigues.
O diretor reforçou que o licenciamento é uma exigência legal e deve ser renovado anualmente. “Ao emitir o CRLV [Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo], o proprietário comprova que está em dia com o IPVA, multas e outros débitos, além de assegurar que o veículo está apto a circular”, explicou.
Consequências do licenciamento vencido
Caso o condutor seja abordado em uma blitz com o licenciamento vencido, estará sujeito a multa de R$ 293,47, considerada infração gravíssima. Além disso, serão adicionados sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo poderá ser apreendido e levado ao pátio do Detran, sendo liberado apenas após a regularização dos débitos.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação