
O aumento será parcelado em quatro vezes de 1,25% a partir de setembro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Última modificação em 19 de agosto de 2025 às 09:41
O governador Antonio Denarium (Progressistas) se reuniu, na última segunda-feira (18), com lideranças sindicais no Palácio Senador Hélio Campos para discutir o Reajuste Geral Anual (RGA) dos servidores estaduais. Após o encontro, ele decidiu manter sua proposta inicial: 5% de aumento, parcelado em quatro vezes de 1,25% a partir de setembro.
Segundo dados apresentados pelos sindicatos, a perda inflacionária de 2023 foi de 4,83%, enquanto o acumulado de defasagem durante a atual gestão já chega a 16,47%.
“Não era o que nós queríamos, não era o que nós propusemos. Entretanto, segundo o governador, diante dos números apresentados — frustração de receita, aumento de despesas e o cenário econômico nacional e global — esse é o reajuste possível de ser concedido”, afirmou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol), Leandro Almeida.
Debate sobre capacidade financeira
A decisão de Denarium vem após uma reunião realizada em 23 de julho entre representantes sindicais e o secretário da Fazenda, Manoel Freitas. Na ocasião, os dirigentes afirmaram que o governo possui condições financeiras para arcar com a revisão integral e imediata do RGA.
O encontro ocorreu dias depois de o governador sugerir inicialmente um reajuste de 5% parcelado em cinco vezes, condicionado à elaboração de um plano de cortes de gastos pelas secretarias de Estado.
Apesar do argumento do Executivo sobre limitações orçamentárias, os sindicatos alegam que dados oficiais do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Roraima (Fiplan) apontam uma arrecadação excedente de aproximadamente R$ 600 milhões até junho deste ano.
“Depois de várias análises, verificamos os dados que nos foram apresentados. Estamos no limite prudencial e aguardamos uma resposta. Então, dinheiro tem, agora falta a resposta do Executivo”, declarou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Roraima (Sintraima), Francisco Filgueira.
Por: M3 Comunicação Integrada