A inscrição pode ser feita por e-mail ou na sede da Administração Superior da DPE-RR. Foto: Divulgação
Última modificação em 25 de abril de 2025 às 16:24
Já está disponível o credenciamento de intérpretes e tradutores de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atuação na Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). O processo possui prazo de vigência indeterminado, podendo ser feito a qualquer momento, de forma contínua.
De acordo com o defensor público-geral, Oleno Matos, a iniciativa visa reforçar o compromisso da instituição com a acessibilidade.
“A Defensoria Pública de Roraima tem o papel de garantir o direito de todas as pessoas e isso inclui garantir a acessibilidade, por isso, convidamos todos os profissionais intérpretes e tradutores de Libras a participarem do credenciamento”, afirmou.
Os profissionais credenciados poderão atuar em atendimentos jurídicos, audiências, conferências, palestras e traduções de vídeos institucionais, tanto presencialmente quanto de forma remota.
Documentação e requisitos
Segundo Fátima Alves, servidora do Cerimonial da DPE-RR, é necessário apresentar documentos pessoais e comprobatórios de qualificação.
“Quem for participar precisa apresentar a carteira de identidade com foto, CPF, documento comprobatório de habilitação em Tradução, Interpretação em Libras e comprovante de endereço atualizado, emitido há, no máximo, três meses da data da inscrição, ou declaração de domicílio”, explicou.
Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos e comprovar formação conforme a Lei 14.704/2023. São aceitos cursos técnicos de nível médio, bacharelado em Letras-Libras ou áreas correlatas, cursos de extensão ou especialização com carga mínima de 360 horas, certificação Prolibras ou experiência profissional mínima de um ano como intérprete de Libras.
Inscrição
A inscrição pode ser feita por e-mail, pelo endereço credenciamentolibras@rr.def.br, ou presencialmente na sede da Administração Superior da DPE-RR, localizada na Avenida Ville Roy, nº 4308, bairro Aparecida, das 8h às 13h30, de segunda a sexta-feira.
Além dos documentos, os interessados devem apresentar a ficha de inscrição e a declaração de aceite, disponíveis no edital.
Os valores de remuneração variam entre R$ 144,00 e R$ 249,60 por hora, conforme o tipo de evento e o formato (presencial ou remoto). O credenciamento não garante contratação automática, que será feita conforme a demanda da instituição.
O prazo de análise das inscrições é de cinco dias úteis, a partir do protocolo do pedido. Os resultados serão divulgados no Diário Eletrônico da DPE-RR e também no site institucional.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação