
Com a mudança, haverá um acréscimo de R$ 1,885 na conta de luz para cada 100 kWh consumidos. Foto: Reprodução
Última modificação em 30 de abril de 2025 às 11:47
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que a bandeira tarifária amarela estará em vigor no mês de maio de 2025. Com a mudança, haverá um acréscimo de R$ 1,885 na conta de luz para cada 100 kWh consumidos.
A decisão, segundo a agência, foi motivada pela “diminuição das chuvas, característica da passagem do período úmido para o seco”, com estimativas indicando volumes de precipitação e níveis dos reservatórios “abaixo da média para os próximos meses”.
Desde dezembro de 2024, o país operava sob a bandeira verde, cenário que refletia condições favoráveis para a geração de energia elétrica. Com a chegada do período de estiagem, no entanto, a projeção é de queda na produção hidrelétrica, o que pode aumentar a necessidade do uso de termelétricas — fontes de energia mais caras e poluentes.
Criado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias busca informar o consumidor sobre os custos reais da geração de energia elétrica mês a mês. De acordo com o órgão, a ferramenta funciona como um “indicativo das condições do setor elétrico” e tem como objetivo orientar os usuários quanto à situação energética do país.
Com a ativação da bandeira amarela, a ANEEL reforça a necessidade de uso consciente da energia elétrica. “Evitar desperdícios e adotar práticas de economia são atitudes fundamentais para colaborar com a sustentabilidade e a estabilidade do sistema elétrico”, orienta a agência.
Bandeiras tarifárias não se aplicam a Roraima
A Roraima Energia, distribuidora local, informou que as bandeiras tarifárias não se aplicam ao estado de Roraima, uma vez que a região não está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Fonte: Brasil 61
Por: M3 Comunicação