
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do evento até o dia 15 de maio. Foto: Divulgação
Última modificação em 29 de abril de 2025 às 16:51
Entre os dias 15 e 17 de maio, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Autismo em Vista realizam o II Congresso Internacional sobre o Transtorno do Espectro Autista em Roraima (CITEARR II). O evento acontecerá no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da UFRR, com atividades complementares previstas no Centro de Educação (CEDUC).
Com o tema “Teorias e práticas do diagnóstico, uso de telas e ética nas intervenções”, o congresso retorna após a primeira edição, realizada em 2023, que reuniu cerca de 850 participantes. Neste ano, a expectativa é receber até 900 pessoas, entre estudantes, profissionais da saúde e educação, familiares e demais interessados sobre temas relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Programação
A programação inclui conferências, palestras, minicursos e apresentações de pôsteres científicos, com o objetivo de promover a integração entre ensino, pesquisa e prática clínica.
Entre os temas que serão abordados estão: ética nas intervenções, impactos do uso de telas no desenvolvimento infantil, estratégias de ensino naturalístico, adaptação escolar e saúde mental de familiares.
Participam do congresso especialistas nacionais e internacionais, como Armen Gushchyan (Utah State University), André Augusto Borges Varella (diretor do iABA) e Leandro Thadeu Garcia Reveles (psiquiatra infantil de São Paulo), além de professores da própria UFRR, como o Dr. Rafael Vilas Boas Garcia e a Dra. Soraya Ramirez Fabian.
Para esta edição, a organização prevê mais atividades internas, coffee break para os participantes e uma divulgação mais ampla.

Inscrições
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente no site do evento até o dia 15 de maio, com valores a partir de R$ 125,00 para estudantes e pessoas com deficiência, mediante a doação de um alimento não perecível. As vagas são limitadas a 900 participantes.
O CITEARR II surge em um momento de crescente demanda por formação e atualização sobre o TEA, impulsionado pelo aumento de diagnósticos e pela busca por práticas inclusivas e baseadas em evidências científicas. A iniciativa também busca fortalecer ações locais e promover a troca de experiências entre instituições de ensino, profissionais da saúde e a comunidade.
Para mais informações e dúvidas, os interessados podem acessar o Instagram oficial do evento, o site do evento no Even3 ou ainda buscar contato pelo número (95) 99158-3908.
Fonte: UFRR
Por: M3 Comunicação