
A lista completa dos municípios onde as provas serão aplicadas pode ser consultada no portal do CPNU. Foto: Reprodução
Última modificação em 4 de setembro de 2025 às 09:03
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) será aplicada em 228 municípios dos 27 estados brasileiros, mantendo o modelo descentralizado adotado na primeira edição. O objetivo é garantir maior acessibilidade aos candidatos, com a realização das provas em locais a, no máximo, 100 quilômetros de distância das residências informadas no momento da inscrição, que, vale lembrar, não pode mais ser alterada.
Em Roraima, os candidatos contarão com dois locais de aplicação das provas: a capital Boa Vista e o município de Rorainópolis, localizado na região Sul do estado. A inclusão de Rorainópolis como ponto de aplicação reforça o compromisso do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a democratização do acesso ao serviço público, reduzindo os custos de deslocamento e ampliando as oportunidades para candidatos de diferentes regiões.
De acordo com o MGI, essa estratégia visa garantir igualdade de condições para todos os participantes, especialmente em estados com grande extensão territorial e desafios logísticos, como Roraima.
O CPNU 2025, conhecido como o “Enem dos concursos”, teve 761.528 inscrições confirmadas em todo o Brasil. O concurso será realizado em duas etapas:
- 05 de outubro: aplicação das provas objetivas para todos os inscritos;
- 07 de dezembro: aplicação das provas discursivas, apenas para os candidatos aprovados na primeira fase e devidamente convocados.
A partir do dia 22 de setembro, os candidatos poderão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que informará o local exato da prova, além do número de inscrição, data, horário e demais informações importantes, como nome social (quando solicitado) e atendimento especializado (se concedido).
A lista completa dos municípios onde as provas serão aplicadas pode ser consultada no portal do CPNU. Em Roraima, os locais definidos são:
- Boa Vista (capital)
- Rorainópolis (região Sul)
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação