
Angelo Gonçalves, sócio-administrador da Sinfor falou sobre como transformar dados em decisões assertivas. Foto: M3 Comunicação Integrada
O episódio #16 do podcast Papo M3 Realidades vai ao ar nesta quinta-feira (22), e traz como convidado Angelo Gonçalves, sócio-administrador da Sinfor – Consultoria e Pesquisa, que vai falar sobre os desafios e estratégias para transformar dados em decisões assertivas.
Na conversa, Angelo compartilha insights sobre a importância da pesquisa de mercado, o papel da inteligência de dados na gestão empresarial e como a Sinfor tem ajudado empresas a se posicionarem melhor por meio da análise de informações qualificadas.
Sinfor: referência nacional em consultoria e pesquisa
Fundada sobre o princípio da integração e da busca por informações confiáveis, a Sinfor – Consultoria e Pesquisa é hoje uma empresa consolidada no cenário nacional, com atuação em diversas regiões do Brasil.
A trajetória da empresa teve início no começo dos anos 2000, impulsionada pela necessidade de oferecer dados precisos em um mercado carente de informações qualificadas, especialmente no interior do país.
A origem do nome já reflete a essência da empresa. “Muitas pessoas me perguntam: ‘Por que Sinfor?’ Sinfor é uma terminologia grega que quer dizer integração”, explica Angelo Gonçalves, sócio-administrador e um dos fundadores da empresa.
A primeira estrutura da Sinfor foi criada em 2001, como uma agência de publicidade voltada à comunicação estratégica. Com o passar dos anos, os próprios desafios enfrentados no desenvolvimento de planejamentos de mídia acabaram apontando um novo caminho para a equipe, a necessidade de dados reais e contextualizados sobre o comportamento e as demandas do público-alvo.
“Muitas vezes os clientes precisavam fazer um planejamento de comunicação, de mídia, e a gente precisava de informação. E não tinha isso no mercado ou, quando tinha, era muito distorcido. Então nós percebemos que precisávamos criar o nosso próprio instituto”, relembra Angelo.
Foi assim que, em 2007, surgiu oficialmente a Sinfor – Consultoria e Pesquisa, como uma empresa independente, voltada exclusivamente para estudos de mercado, análises sociais, pesquisas eleitorais e diagnósticos institucionais. A partir de 2009, a sede passou a operar em São José do Rio Preto (SP), onde permanece até hoje, atendendo clientes de diferentes segmentos e regiões.
Transformando dados em planejamento eficaz
Com mais de duas décadas de atuação, a Sinfor – Consultoria e Pesquisa se consolidou como uma parceira estratégica para empresas e instituições públicas que buscam tomar decisões mais assertivas. Por meio de ferramentas próprias de pesquisa e análise de dados, a empresa ajuda seus clientes a planejar ações com base em informações confiáveis, contribuindo para que alcancem seus objetivos de forma mais eficaz.
Para Angelo, o diferencial da Sinfor está na capacidade de traduzir dados em orientações práticas para o planejamento estratégico. “Nós temos a ferramenta que vai ajudar o empresário, o agente político, a orientar o seu planejamento para que o objetivo final seja alcançado.”
Atuando em diversas regiões do país, a Sinfor desenvolve diagnósticos personalizados para cada cliente, levando em conta o contexto local, as demandas do público-alvo e os desafios específicos de cada setor. Seja em campanhas eleitorais, projetos de desenvolvimento urbano ou estratégias de marketing, a consultoria oferece suporte técnico para evitar erros de dimensionamento e maximizar resultados.
“Nosso trabalho permite que o cliente erre menos, dimensione seu planejamento de forma eficaz e aumente as chances de sucesso das suas ações”, completa Gonçalves.

Sinfor oferece pesquisas adaptadas a cada projeto
Entre os principais serviços da Sinfor estão dois formatos complementares de estudo: as pesquisas qualitativas e as quantitativas, que se adaptam conforme o perfil e o objetivo de cada projeto.
Angelo explica que cada tipo de pesquisa tem uma função específica na construção do diagnóstico. “Nós temos duas formas de fazer pesquisa. Uma é a qualitativa, onde medimos sentimentos, e a outra é a quantitativa, que quantifica comportamentos e opiniões”, explica.
Pesquisas qualitativas: entendendo desejos e percepções
Voltadas para captar impressões, sensações e motivações, as pesquisas qualitativas são realizadas por meio de grupos de discussão, com participantes de perfis variados. A dinâmica é conduzida por profissionais especializados que analisam a reação dos participantes diante de marcas, produtos ou personalidades.
Esses encontros são gravados (com autorização prévia) e permitem à equipe da Sinfor interpretar emoções, níveis de satisfação e desejos profundos do consumidor ou eleitor. “É um trabalho minucioso, onde discutimos ideias e colhemos percepções que dificilmente seriam captadas por números”, explica Angelo.
Pesquisas quantitativas: dados que fundamentam decisões
Já nas pesquisas quantitativas, o foco é medir a frequência e distribuição de opiniões ou comportamentos em uma amostra estatística. É o modelo mais conhecido e utilizado em estudos de opinião pública, pesquisas eleitorais e avaliações de desempenho institucional.
“Aprendemos ao longo do tempo a aprofundar a pesquisa quantitativa, até por questões de custo. Assim, mesmo com dados estatísticos, conseguimos captar nuances e entender o ‘porquê’ de cada resposta”, afirma Angelo.
Essa combinação de técnicas permite que a Sinfor entregue diagnósticos mais completos e personalizados, atendendo às necessidades de seus clientes.
Sinfor expande operações para iniciar atividades em Roraima
Com uma trajetória consolidada nacionalmente, a Sinfor – Consultoria e Pesquisa dá mais um passo em sua expansão territorial para iniciar suas atividades em Roraima. A escolha do estado foi estratégica e se baseou em conexões profissionais e na percepção de um cenário promissor para o desenvolvimento de soluções em pesquisa.
“Na realidade, eu tenho um amigo em comum com o Belini, que já atuava com estrutura de comunicação em Roraima. Nós fomos apresentados, começamos a conversar, e percebemos que a pesquisa poderia complementar esse ecossistema de comunicação no estado”, explica Angelo.
A aproximação evoluiu rapidamente. Após um encontro em São Paulo, onde a estrutura da Sinfor foi apresentada, as equipes estreitaram os laços e iniciaram o processo de implantação local. Nesta semana, a consultoria já iniciou visitas institucionais a órgãos públicos, empresas e lideranças políticas do estado.
“Estamos chegando de forma humilde, com muito respeito às estruturas locais, mas também com a convicção de que temos muito a contribuir. Não viemos para brincar: temos propósito, temos método e queremos ajudar a construir decisões mais assertivas por meio da informação qualificada”, destaca.
A Sinfor pretende atuar em Roraima oferecendo pesquisas qualitativas, quantitativas e diagnósticos personalizados para apoiar campanhas, planejamentos institucionais e estratégias de mercado. A empresa já atende clientes em diversos estados e agora aposta no Norte como um território com alto potencial para o uso estratégico de dados.
A entrevista completa com o sócio-administrador da Sinfor – Consultoria e pesquisa vai ao ar nesta quinta-feira, 22 de maio, a partir das 17h no canal oficial do podcast Papo M3 Realidades.
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Por: M3 Realidades