
Angelo Gonçalves - sócio-diretor da Sinfor. Foto: M3 Comunicação Integrada.
O Brasil está cada vez mais próximo de um novo processo eleitoral. E em tempos de eleições os holofotes não estão voltados apenas para os candidatos e seus discursos. Nos bastidores da política, dois elementos ganham protagonismo: a pesquisa de dados e o marketing político. Mais do que ferramentas de campanha, eles são pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia.
E pensando em mudar o cenário da pesquisa, o sócio – administrador da Sinfor, Angelo Gonçalves veio para Boa Vista. A Sinfor é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no ramo, possui grande experiência tanto na coleta de dados para elaboração de pesquisas políticas quanto no marketing político. Angelo explica que a falta de concorrência na área foi o fator decisivo para escolher expandir para Roraima.
“Quando eu estudei o mercado local, vi que havia um concorrente de credibilidade que atende todo mundo. E eu venho com um viés, que é também minha conduta, que na política não tem como atender dois concorrentes”, explica Angelo. Ele ainda complementa que, quando se trata de marketing político, “não dá para atender todos, ainda mais eu que trabalho não só com dados, mas penso no que a gente vai fazer com o dado? Qual a estratégia que vai ser usada para campanha de A ou de B?”, aponta.
As pesquisas políticas são realizadas por institutos especializados, instrumentos essenciais para captar a opinião da sociedade em determinado momento. Elas não servem apenas para apontar quem está na frente na disputa, mas, principalmente, para revelar os anseios, preocupações e prioridades da população.
Além de medir intenções de voto, elas também avaliam rejeições, identificam perfis de eleitorado e analisam a percepção pública sobre temas como economia, segurança e educação. Esses números permitem elaborar propostas para uma campanha eficaz.
Se as pesquisas ajudam a ouvir o que pensa o eleitor, o marketing político é a voz do candidato. Trata-se de um conjunto de estratégias que organiza, planeja e comunica propostas, posicionamentos e a própria imagem dos postulantes a cargos públicos.
“A partir do momento que você tem um dado correto e fiel, você vai fazer todo o planejamento, vai dimensionar todo o seu trabalho com todo o seu esforço em cima, logicamente, de uma realidade que foi medida. Então ter dados confiáveis é fundamental no processo de planejamento, de construção, de dimensionamento de uma campanha. A pesquisa vai dar todos esses elementos”, aponta Angelo.
Nos próximos meses, Angelo explica que vai continuar com as visitas a Boa Vista, principalmente nessa primeira fase, em que pretende prospectar clientes em potencial e mostrar os serviços oferecidos pela Sinfor.
Por: M3 Comunicação