
Rios Branco e Tacutu continuam subindo e geram alerta em moradores de municípios de diferentes regiões de Roraima. Foto: RCP Brasil
Última modificação em 11 de julho de 2025 às 09:31
A chuva intensa dos últimos dias elevou o nível dos rios Branco e Tacutu e colocou municípios da região Sul e Norte de Roraima em alerta para risco de cheias atípicas.
Segundo o boletim da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), divulgado nessa quinta-feira (10), a quantidade de água incomum que caiu no estado ao longo das últimas semanas aponta possível risco de inundação em áreas de Caracaraí, Bonfim e Normandia.
Dados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que em julho de 2025 já choveu 200,6mm em Boa Vista. O Rio Branco chegou a marca de 8,21 metros em Caracaraí, segundo dados do Boletim Hidrometeorológico divulgado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), o valor já ultrapassa a média histórica de 3,50 metros para o período.
A cota de alerta para o nível nessa região é de 9 metros e, apesar da marcação atual estar abaixo desse valor, a situação é classificada como possibilidade moderada de ocorrência de inundação, segundo o Sistema de Alerta Hidrológico (SAH Rio Branco).
Em Bonfim o nível do rio Tacutu também é preocupante. Com 11,05 metros a cota ultrapassa o nível de inundação definido pela Femarh. A previsão é de que o nível do rio suba pelo menos 20 centímetros nos próximos dias. O município de Normandia, que também é banhado pelo rio Tacutu, já é monitorado.
Fonte: Femarh
Por: M3 Comunicação