
A Carreta dos Direitos está estacionada na Avenida São Sebastião, nº 1195, com funcionamento das 8h às 14h. Foto: Divulgação
Última modificação em 22 de julho de 2025 às 09:20
A população do bairro Santa Tereza e regiões próximas tem até esta sexta-feira, 25 de julho, para aproveitar os atendimentos da Carreta dos Direitos, que está estacionada na Avenida São Sebastião, nº 1195, com funcionamento das 8h às 14h.
A ação oferece uma série de serviços gratuitos, com destaque para emissão e renovação de documentos como Identidade Nacional e segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Quem busca resolver pendências jurídicas ou emitir documentos básicos pode ser atendido no local sem necessidade de agendamento.
Foi o caso de Flávio Monteiro, 33 anos, que aproveitou a passagem da carreta para atualizar sua documentação:
“Vim tirar a Identidade Nacional e a segunda via da certidão de nascimento, porque a minha já estava muito antiga. Com o trabalho, pediram a renovação dos documentos e eu aproveitei a oportunidade. A identidade já estava até se desmanchando”, contou.
A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) participa da ação com atendimentos nas áreas cível, criminal, de mediação de conflitos, além da emissão gratuita da segunda via de registros civis.
“A pessoa só precisa levar os documentos básicos, como RG, CPF e comprovante de residência, e informar qual é a sua demanda”, explica Gabrielle Teixeira, assessora jurídica da Defensoria Itinerante.
A ação também conta com a presença de diversos parceiros, como:
- SETRABES,
- Instituto de Identificação Odílio Cruz,
- Receita Federal,
- Justiça Federal,
- INSS,
- TJRR (Justiça Itinerante),
- e o Centro Integrado da Pessoa com Deficiência (CIAPD).
Essas instituições estão oferecendo serviços diretos à população, ampliando o acesso a direitos essenciais.
“A Defensoria veio somar aos serviços do nosso centro, garantindo mais qualidade e acolhimento”, destacou Milva Monego, coordenadora do CIAPD.

Documentos necessários para atendimento:
- Documento oficial com foto (RG, CNH ou similar)
- CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Documentos específicos da demanda (como contratos, laudos, processos, etc.)
A Carreta dos Direitos segue com atendimento até sexta-feira, 25 de julho, sempre das 8h às 14h.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação