
No estado, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realiza atendimento contínuo a pacientes encaminhados com ou sem suspeita de lesões. Foto: Reprodução
Última modificação em 8 de julho de 2025 às 10:17
Durante a campanha Julho Verde, voltada à prevenção do câncer de boca, cabeça e pescoço, profissionais de saúde em Roraima intensificam ações de conscientização, diagnóstico precoce e cuidados preventivos.
No estado, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realiza atendimento contínuo a pacientes encaminhados com ou sem suspeita de lesões. O objetivo é detectar possíveis casos o mais cedo possível, aumentando as chances de tratamento eficaz e cura.
“Quanto mais cedo a doença for identificada, maior a chance de cura”, afirmou o cirurgião-dentista José Soares Junior, especialista em Estomatologia e Saúde Coletiva.
Entre os principais fatores de risco estão o uso excessivo de álcool, o tabagismo e a exposição solar sem proteção, especialmente para quem trabalha ao ar livre. Segundo o profissional, sinais como feridas persistentes, inchaços, manchas brancas ou vermelhas, rouquidão e nódulos no pescoço devem ser investigados.
Capacitação e atendimento especializado
Profissionais da atenção básica e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) são capacitados para identificar sinais iniciais da doença desde a primeira avaliação. A triagem é feita com apoio do projeto Teleestomatologia, que agiliza diagnósticos e encaminhamentos, inclusive com realização de biópsias.
“Também estamos adquirindo dois aparelhos de raio-X panorâmico, que serão instalados no CEO e no Hospital de Rorainópolis, o que vai acelerar o diagnóstico e melhorar o atendimento”, informou Kerolaynne Magalhães, gerente do Núcleo de Saúde Bucal.
Atendimento na Unacon-RR
A Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) é referência no tratamento de todos os tipos de câncer em pacientes adultos. Lá, os casos são avaliados por especialistas, como cirurgiões de cabeça e pescoço, que definem o tipo de tratamento: cirúrgico, quimioterápico ou reabilitador.
O atendimento inclui acompanhamento multiprofissional, apoio emocional e programas de reabilitação vocal, especialmente para pacientes que passaram por laringectomia total (retirada da laringe).
“Trabalhamos com técnicas como voz esofágica, uso de laringe eletrônica e rodas de conversa com apoio psicológico”, explicou a fonoaudióloga Fernanda Ross.
A Unacon-RR também foi a primeira unidade da rede estadual a adotar o prontuário eletrônico, em 2018, contribuindo para um atendimento mais ágil e organizado.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação