O SinPatinhas é uma plataforma do Governo Federal criada para identificar e proteger animais domésticos. Foto: Divulgação
Última modificação em 17 de outubro de 2025 às 10:10
Tutores de cães e gatos poderão cadastrar seus animais no novo sistema nacional SinPatinhas de forma gratuita nesta sexta-feira (17), das 8h às 14h, no Palco Aderval da Rocha Ferreira, em frente à Praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, em Boa Vista.
A atividade faz parte da programação da Carreta dos Direitos, projeto itinerante da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) que leva atendimentos gratuitos a diferentes regiões.
O que é o SinPatinhas
O SinPatinhas é uma plataforma criada pelo Governo Federal para identificar e proteger animais domésticos em todo o país. O sistema reúne informações sobre cada pet, o que facilita o planejamento de políticas públicas de bem-estar animal, como campanhas de castração, vacinação, microchipagem e combate ao abandono.
De acordo com o defensor público-geral Oleno Matos, o projeto tem um impacto que vai além do cuidado com os animais.
“Cuidar dos nossos animais também é cuidar das pessoas. A Defensoria está olhando para o todo — a comunidade, as famílias e o bem-estar dos bichinhos que fazem parte da nossa vida”, destacou.
Como participar
Para realizar o cadastro, o tutor deve apresentar RG, CPF, uma foto digital do animal e informações básicas, como nome, raça, data de nascimento, cor e local de origem. Também é necessário ter uma conta ativa no Gov.br.
O cadastramento é aberto não apenas a tutores, mas também a médicos-veterinários, clínicas, hospitais veterinários, ONGs e protetores independentes.
Encerramento da Carreta dos Direitos
A ação marca o encerramento das atividades da Carreta dos Direitos na região. Além do cadastramento dos pets, serão oferecidos atendimentos gratuitos nas áreas cível, criminal e de mediação de conflitos, além da emissão de segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).
A população também poderá acessar serviços de órgãos parceiros como Polícia Civil, Receita Federal, INSS, Correios, TRT e Justiça do Trabalho.
Para ser atendido pela Defensoria Pública, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e documentos relacionados ao caso, como contratos ou laudos médicos.
📍 Local: Palco Aderval da Rocha Ferreira – em frente à Praça Germano Sampaio, bairro Pintolândia
🕗 Data e horário: Sexta-feira (17), das 8h às 14h