Última modificação em 18 de fevereiro de 2025 às 10:45

Devido o cenário de especulação sobre um sucessor do Papa Francisco, após sua internação por problemas de saúde, é possível que o mundo veja um conclave em menos de 20 anos.
E dois brasileiros são fortes candidatos a se tornar o próximo Papa: Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, e Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, e nomeado pelo Papa Francisco como o primeiro cardeal da Amazônia no Brasil.
O conclave é um tipo de processo eleitoral que ocorre para escolher um novo papa. O processo reúne 120 cardeais do mundo todo para decidir o novo pontífice. Esses cardeais representam os países e diversas culturas do mundo. Para participar do processo, os cardeais não devem ter mais de 80 anos de idade.
Dom Leonardo Ulrich Steiner, é o atual Arcebispo de Manaus, e atua desde 2020. É conhecido por atuações em questões sociais e pela ligação com a Amazônia. Ele nasceu em 6 de novembro de 1950, em Santa Catarina. E fez dua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 1976. O cardeal foi ordenado sacerdote em 1978
O Arcebispo foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2022, o primeiro da Amazônia no Brasil. Ele também foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Já Dom Paulo Cezar Costa, da Arquidiocese de Brasília, outro brasileiro apto a participar do conclave, foi alçado em 2020 assim como Steiner. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 20 de julho de 1967, e foi ordenado em 1992. Foi vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Diocesano Paulo VI e colaborou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como membro do grupo de peritos da Comissão Episcopal de Doutrina e membro do Instituto Nacional de Pastoral.
Foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ) em 2010 pelo Papa Bento XVI. E foi diretor administrativo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2013.
Fonte: A crítica
Por Papo M3 Realidades
Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro da notícia que importa.