
Aeronaves, peças e componentes representam 34% das vendas externas do setor. Foto: Divulgação
Última modificação em 1 de agosto de 2025 às 11:32
As exportações brasileiras de produtos e serviços de defesa somaram US$ 1,31 bilhão no primeiro semestre de 2025. O valor representa 73,6% do recorde histórico alcançado em todo o ano de 2024, quando o setor movimentou US$ 1,78 bilhão, o maior resultado dos últimos 11 anos.
Segundo dados do Ministério da Defesa, a Base Industrial de Defesa (BID) brasileira já comercializa com cerca de 140 países em todos os continentes. Aeronaves, peças e componentes representam 34% das vendas externas do setor, que responde por 3,58% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e gera aproximadamente 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos.
De acordo com o secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, o bom desempenho é reflexo do fortalecimento da indústria nacional, da busca por autonomia tecnológica e da ampliação das oportunidades de negócios no mercado internacional.
“Temos um papel estratégico no apoio à exportação, incluindo desenvolvimento tecnológico, financiamentos, seguros e promoção comercial dos produtos da BID. Tudo isso contribui para que tenhamos uma indústria competitiva e de ponta”, afirmou Rodrigues.
Meta é ampliar domínio tecnológico
O governo brasileiro também projeta avanços significativos na autonomia tecnológica do setor. Atualmente, o país domina 42% das tecnologias consideradas estratégicas, como radares, satélites e foguetes, utilizadas pelas três Forças Armadas. A meta é atingir 55% de domínio já em 2026, e chegar a 75% até 2033.
A projeção foi anunciada pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, durante o lançamento da “Missão 6” do Programa Nova Indústria Brasil (NIB), realizado em fevereiro.
“A autossuficiência tecnológica tem potencial para impulsionar ainda mais as exportações. As empresas brasileiras contam com capacidade instalada robusta e oferecem produtos de alta qualidade reconhecida internacionalmente”, destacou Heraldo Luiz Rodrigues.
Estrutura do setor
A Base Industrial de Defesa conta atualmente com 283 empresas e 2.064 produtos cadastrados no Ministério da Defesa. O portfólio inclui aeronaves, embarcações, sistemas de comunicação segura, soluções cibernéticas, radares e armamentos.
Fonte: Ministério da Defesa
Por: M3 Comunicação