
A Secretaria-Geral é o principal canal de interlocução do Governo do Brasil com os movimentos sociais. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Última modificação em 21 de outubro de 2025 às 09:41
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) será o novo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR). O presidente Lula anunciou a nomeação de Boulos para substituir Márcio Macêdo, que comandou a pasta desde o início do governo, em janeiro de 2023. A Secretaria Geral é o principal canal de interlocução do Governo do Brasil com os movimentos sociais.
Márcio Macêdo ocupou função semelhante em 2002, como secretário municipal de Participação Popular de Aracaju sob o então prefeito Marcelo Déda. Atuou também na área ambiental, ao se tornar gerente executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, sob indicação da ministra Marina Silva do primeiro governo Lula. Também com Marcelo Déda, agora governador, foi secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Ficou até 2010, quando disputou a eleição e se elegeu deputado federal. Ele também disputou a Câmara Federal em 2022, para onde deverá voltar a ocupar uma cadeira.
O ex-ministro da SGPR teve papel destacado na organização das caravanas de Lula pelo Brasil, entre o final de 2017 e início de 2018. Também exerceu liderança importante no período de resistência à prisão política de Lula em abril de 2018. Coordenou a organização do G20 Social, no ano passado, no Rio de Janeiro, durante a presidência do Brasil no grupo multilateral. E participou recentemente das articulações para a participação social ganhar protagonismo na COP 30, que ocorre em Belém em novembro.
Fonte: Agência Gov
Por: M3 Comunicação Integrada