
O investimento é de mais de R$ 3,5 milhões com inscrições até o fim de julho. Foto: Divulgação / Semuc
Última modificação em 3 de julho de 2025 às 09:31
A Prefeitura de Boa Vista está com inscrições abertas, até o dia 30 de julho, para três editais voltados à seleção e premiação de projetos culturais. No total, são 260 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). A iniciativa conta com um investimento superior a R$ 3,5 milhões.
Os editais fazem parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos do governo federal, e foram publicados na edição do Diário Oficial do Município (DOM) do dia 30 de junho.
- Edital nº 004/2025 – Apoio a Projetos Culturais
- Edital nº 005/2025 – Apoio a Projetos Continuados de Pontos de Cultura
- Edital nº 006/2025 – Apoio a Projetos Continuados de Pontões de Cultura
O primeiro edital contempla propostas nas áreas de teatro, dança, circo, artes visuais e plásticas, cultura popular, literatura, música, audiovisual, gastronomia, hip-hop, capoeira, espaços culturais e economia criativa, além de projetos voltados a políticas afirmativas para comunidades LGBTQIAP+, migrantes, indígenas e povos de matriz africana.
Já o segundo edital prevê a seleção de cinco iniciativas que promovam o acesso a bens e serviços culturais em comunidades específicas, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Cultura Viva.
O terceiro edital visa selecionar uma proposta que atue de forma articulada com redes temáticas e identitárias de Pontos de Cultura, promovendo atividades culturais em conjunto com governos locais, incentivando o intercâmbio, a mobilização e o desenvolvimento de ações coletivas.
Quem pode participar?
As inscrições estão abertas para agentes culturais atuantes em Boa Vista, incluindo pessoas físicas maiores de 18 anos, microempreendedores individuais (MEIs), empresas, associações, fundações e cooperativas.
Para os editais nº 005 e nº 006, podem concorrer apenas os Pontos de Cultura com CNPJ ativo e organizações sem fins lucrativos que desenvolvam ações culturais em suas comunidades.
Os projetos selecionados deverão ser executados em até seis meses após o repasse dos recursos, conforme estabelecido nos editais.
Segundo o presidente da Fetec, Dyego Monnzaho, a construção dos editais foi fruto de um processo participativo, com escutas públicas e reuniões setoriais com representantes de diversos segmentos da cultura local.
“A cadeia produtiva da cultura precisa ser valorizada. Esse processo foi construído de forma democrática, ouvindo os trabalhadores e trabalhadoras da cultura para garantir que os editais reflitam suas reais necessidades”, destacou Monnzaho.
Fonte: Semuc Boa Vista
Por: M3 Comunicação