Este ano, os produtos com maior potencial de desconto real são papelaria, livros, joias e bijuterias. Foto: Divulgação/ Fecomércio
Última modificação em 25 de novembro de 2025 às 11:38
As vendas do comércio varejista roraimense na Black Friday de 2025 devem movimentar R$ 11,4 milhões, segundo estimativa da assessoria econômica da Fecomércio/RR com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar do volume expressivo — o segundo maior desde 2010 — o resultado representa queda de 4,4% em comparação ao ano passado.
O desempenho previsto para o estado contrasta com o cenário nacional. Enquanto o Brasil projeta alta de 2,4% nas vendas da Black Friday, Roraima tende a registrar retração, influenciada pela queda acumulada de 2,1% nas vendas do varejo em 2025. No país, o acumulado do ano indica crescimento de 1,5%.
Para o economista Fabio Martinez, a diferença é explicada por fatores como o avanço do comércio digital — com consumidores comprando em lojas online de outros estados — e o encarecimento do crédito, que reduz a capacidade de consumo das famílias e limita o aproveitamento das promoções.
A CNC também apontou, com base no monitoramento diário dos preços dos 150 itens mais buscados na internet nos últimos 40 dias, que os produtos com maior potencial de desconto real na Black Friday deste ano são papelaria, livros, joias e bijuterias.
Setores em destaque
Os segmentos de hiper e supermercados, eletroeletrônicos, utilidades domésticas, além de móveis e eletrodomésticos, devem concentrar 68% de toda a movimentação financeira na data em Roraima. Roupas e acessórios, farmácias, perfumarias e cosméticos também estão entre os setores que devem registrar maior faturamento.
Fonte: Fecomércio
Por: M3 Comunicação Integrada