
A iniciativa selecionará projetos culturais que poderão compor a programação das cinco unidades do CCBB. Foto: Divulgação
Última modificação em 15 de abril de 2025 às 14:16
O Banco do Brasil abriu as inscrições para o novo Edital de Patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com vigência para os anos de 2026 e 2027. A iniciativa selecionará projetos culturais que poderão compor a programação das cinco unidades do CCBB, localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e, pela primeira vez, Salvador.
Com aporte de R$ 120 milhões — um aumento de 20% em relação ao edital anterior —, o Banco do Brasil e empresas do Conglomerado BB pretendem ampliar e diversificar o número de iniciativas apoiadas. A proposta reforça o compromisso da instituição com a promoção da cultura em suas múltiplas expressões.
Novidades para essa edição
Uma das principais novidades desta edição é a realização de cursos presenciais de capacitação voltados a produtores culturais em diferentes regiões do país. Os encontros, com duração de um dia, abordarão temas como o funcionamento do CCBB, o edital de patrocínio, o processo de inscrição, a Lei Rouanet e o trâmite de projetos junto ao Ministério da Cultura.
O objetivo é democratizar o acesso às informações e ampliar a participação de produtores de todos os portes.
As datas, locais e formas de participação nos cursos serão divulgados no site oficial. Para ampliar ainda mais o alcance, os conteúdos apresentados nos encontros presenciais também estarão disponíveis no canal do Banco do Brasil no YouTube, por meio de vídeos e tutoriais.
“O CCBB é uma expressão do nosso compromisso com a cultura brasileira. Queremos abrir espaço para iniciativas que proporcionem experiências significativas ao público. No último edital quase metade dos projetos tratou de temas que envolveram diversidade, inclusão e ações ambientais. Acreditamos que a cultura transforma e nossa intenção é fortalecer ainda mais a conexão dos brasileiros com a cultura em todas as suas formas”, afirma Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 26 de maio, no site do BB. Podem participar pessoas físicas e jurídicas com projetos nas áreas de exposições, artes cênicas, música, cinema e educação/mediação. As propostas poderão ser desenvolvidas em uma ou mais unidades do CCBB.
Seleção
A seleção será realizada por uma comissão interna do Banco do Brasil, com apoio de pareceristas externos. Entre os critérios avaliados estão a relevância conceitual e temática dos projetos, alinhamento com as áreas apoiadas pelo banco, viabilidade técnica e financeira e acessibilidade ao público.
O BB poderá utilizar benefícios fiscais previstos na Lei Rouanet, com apoio do Ministério da Cultura, além de leis estaduais, distritais e municipais de incentivo à cultura.
O resultado final está previsto para o último trimestre de 2025. Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site oficial do concurso.
Fonte: Banco do Brasil
Por: M3 Comunicação