
Aurelina Medeiros relembra com orgulho da dedicação e luta que marcaram a fundação do município. Foto: M3 Comunicação Integrada
Última modificação em 24 de março de 2025 às 11:59
Aurelina Medeiros foi uma figura fundamental no processo de criação do município de Rorainópolis, localizado na região Sul de Roraima.
Com uma trajetória marcada por seu envolvimento político e social, Aurelina desempenhou um papel importante na luta pela emancipação da cidade e na promoção do desenvolvimento da região.
📲 Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias
A convidada do episódio #7 do podcast Papo M3 Realidades relembra com orgulho o quanto foi importante para ela ter ajudado a fundar a cidade.
“Uma sensação muito boa de dizer assim, eu participei disso. Como eu andava aqui há pouco tempo atrás e eu lembro quando a gente criou já aqui o município de Cantá, Caroebe mesmo, Rorainópolis” conta Aurelina durante a entrevista.
Ela também menciona as dificuldades enfrentadas no início e que a construção da cidade foi com a ajuda de colonos vindos de outras regiões do país “a vicinal 18 nunca esqueci, eu ia lá, chegava lá, era um colono vindo do Sul a maioria”, e assim a cidade começou a se formar em meio a muitos desafios.
E ao relembrar esse período, Aurelina descreve as condições extremamente precárias de vida da época e como as pessoas faziam para sobreviver.
“O que tinha para comer? Tinha o seu Pedro, seu Pedro ainda era vivo. Ele tinha muita macaxeira plantada e macaco e cobra e era o que o povo comia. Não tinha outra coisa”, destacou.
Dos desafios ao sucesso
Além da dificuldade para se alimentar, os primeiros moradores de Rorainópolis enfrentavam uma grave crise na saúde com a epidemia de malária.
“Era todo mundo com malária. Era um terror, todo mundo doente, pessoal recém-chegado”, conta Aurelina durante entrevista no podcast Papo M3 Realidades.
Ao refletir sobre o crescimento da cidade, Aurelina demonstra um sentimento de gratidão e felicidade por ter feito parte de algo tão importante, que começou com grandes desafios e, ao longo do tempo, se transformou em uma cidade em constante desenvolvimento.
“Graças a Deus, né? Que a gente viu crescer aquilo que a gente se propôs fazer. Que massa. Né?” Isso dá essa sensação, sabe? De dizer: “Como isso aqui cresceu”, relembra Aurelina com orgulho em ter ajudado a construir a base para o município que ela vê hoje.
A entrevista completa com Aurelina Medeiros está disponível no Youtube do Papo M3 Realidades. A série ‘Realidades Delas’ traz histórias inspiradoras de mulheres que fazem a diferença.
Por: Papo M3 Realidades