
Uma equipe da Defesa Civil de Roraima foi enviada até o local para avaliar as condições e definir um plano de contingência. Foto: Arquivo Pessoal
Última modificação em 16 de julho de 2025 às 10:49
Em poucas horas o quilômetro 50 da rodovia estadual RR-205 foi cenário de três acidentes com dez pessoas – cinco delas morreram. Os acidentes aconteceram de maneira sucessiva, no mesmo local e pelo mesmo motivo: o acúmulo de água na pista. O primeiro com uma caminhonete modelo S-10, em seguida outra caminhonete, modelo Hilux e, por último, um caminhão de médio porte.
Contudo, motoristas que transitam na região apontam que a pista alagada é apenas um dos problemas que comprometem a segurança de quem trafega na região: a falta de sinalização, ausência de iluminação ou alerta sobre a água são as preocupações maiores, no momento, principalmente em um trecho que já causou inúmeros acidentes.

Por causa desses sinistros, uma equipe da Defesa Civil de Roraima foi enviada até o local para avaliar as condições e definir um plano de contingência. A solução, segundo agentes do órgão, é aumentar a vala que fica no acostamento do trecho e que deveria escoar a água. Devido ao grande volume de água que tem chovido na região, a estrutura anterior não tem conseguido dar conta de escoar a água.
Além disso, equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) também foram acionadas para sinalizar o trecho, mas até o momento, apenas cones foram colocados na pista. À noite, motoristas reclamam que a via não tem iluminação, o que dificulta ainda mais a trafegabilidade e a segurança de quem passa por ali.
O trecho onde os acidentes aconteceram, entre Boa Vista e Alto Alegre, é estreito e tem apenas duas faixas – uma em cada sentido – e não conta com acostamento nem barreiras metálicas de proteção. Além disso, o asfalto está numa região mais baixa em relação ao restante da rodovia. Nas margens, lagos naturais chegam a atingir três metros de profundidade na estação chuvosa.
Segundo moradores, os alagamentos são recorrentes e acontecem sempre que há uma grande cheia no estado. Mesmo assim, nenhuma providência para melhorar o escoamento da água ou aumentar o nível da pista foi tomada.
Por: M3 Comunicação