
Evento aborda a importância da inovação e empreendedorismo na amazônia. Foto: Jader Souza / ALE-RR
Última modificação em 5 de setembro de 2025 às 10:30
Começou nesta quinta-feira, 4, a programação do maior evento de tecnologia, sustentabilidade e inovação da Amazônia: o Amazontech 2025. A programação acontece no estacionamento do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), da UFRR (Universidade Federal de Roraima) organizada pelo Sebrae Roraima.
A estrutura, com mais de 20 mil metros quadrados, reúne empreendedores, pesquisadores, empresas e instituições públicas e privadas, de Roraima e de outros Estados da Federação, além de Países da América Latina, abriga mais de 100 atividades, entre seminários, palestras magnas, oficinas, rodadas de negócios, painéis, vitrines tecnológicas e expositores de produtos e serviços.
Espaço amplo, confortável e refrigerado, além de estacionamento sinalizado próximo ao CAF. Outro ponto é a imersão de todos os visitantes na entrada principal do CAF, com a sensação de frescor da floresta ao passar pelo túnel sensorial. A proposta do Amazontech 2025 é receber todos os tipos de públicos interessados em aprender, negociar ou apreciar o que a Amazônia Legal tem a oferecer.
Evento volta a ocorrer após mais de 20 anos
Após 24 anos, o Sebrae Roraima retoma com o Amazontech. O presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Carvalho, destacou o empenho da Empresa em reunir parceiros e mostrar o potencial da Amazônia para o mundo, ainda mais com a proximidade da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2025). A expectativa, segundo ele, é receber cerca de 15 mil pessoas até sábado (6).
“É um momento de mostrar a ciência, a tecnologia e a inovação para uma Amazônia melhor, para termos o resultado que sempre esperamos”, disse Carvalho ao ressaltar a parceria da UFRR em abrigar o Amazontech com várias outras instituições.
“Aqui tem espaço para todos nós, passar para a sociedade o que nós estamos fazendo e receber as informações, como agora, por exemplo, a Embrapa de 16 Estados. Além do Norte, da Amazônia Legal, está vindo de outros lugares também”, complementou o presidente do Conselho.
O Amazontech 2025, considerado pelo diretor-superintendente do Sebrae Roraima Emerson Baú, como “um grande centro de discussões sobre políticas de desenvolvimentos sustentáveis para Região Amazônica”, é um celeiro de oportunidades e aprendizado.
Além da estrutura montada no campus Paricarana, situado no bairro Aeroporto, o Amazontech 2025 ocorre no Campus Cauamé, em campos experimentais da Embrapa e das Prefeituras de Boa Vista e do Cantá (33 quilômetros da Capital).
“Esperar muito contato, muita conversa, muita discussão sobre o desenvolvimento da nossa região, mas também a possibilidade de identificar oportunidades de negócio para que ele possa implantar um novo negócio, ampliar o seu negócio ou fortalecer a sua rede de fornecedores ou de consumidores”, ressaltou Baú.
Foco em soluções inovadoras e sustentáveis
Focada na sustentabilidade, a estrutura do Amazontech 2025 tem a presença marcante da dos biomas da Amazônia, a preocupação com a natureza pela disponibilidade de lixeiras ecológicas e a decoração que remete a floresta, enaltecido pelo diretor Técnico do Sebrae Roraima, Doan Rabelo.
“É um evento que sem sombra de dúvida fortalece a região amazônica como um todo, focado num propósito que é, consequentemente, fortalecer as nossas essas 100 pequenas empresas que estão no Bioma Amazônico que precisam se utilizar das riquezas que aqui nós temos para oferecer. 4, 5 e 6 de setembro a sociedade de Roraima está convidada. É um evento 100% gratuito”, disse.
Os preparativos para receber o Amazontech 2025 iniciaram há mais de 8 meses. Anfitrião, o reitor da UFRR Geraldo Ticianeli, falou da satisfação em fazer parte deste momento histórico para Roraima e da disposição da instituição em movimentar a academia.
“Receber Amazontech com toda a estrutura que ela envolve, é mudar muito a nossa dinâmica. É a nossa dinâmica de movimento, de acesso, de atividades e ceder esse espaço para realização juntamente com Sebrae Roraima, a Fundação de Amparo Pesquisa e Embrapa, é permitir com que se aglutine uma série de diálogos produtivos em prol da Amazônia”, comentou Ticianeli.
Parceria com empresas brasileiras e internacionais
Além de Roraima, a Embrapa está presente com mais 15 Empresas de outras federações do Brasil para divulgar soluções tecnológicas e pesquisas em andamento em prol do desenvolvimento econômico e produtivo do País.
A chefe-Geral da Embrapa Roraima, Hyana Lima, falou da participação no Amazontech e da parceria com o Sebrae local.
“Estamos aqui com inúmeros pesquisadores e analistas de forma a difundir nossas tecnologias, como o algodão colorido, como o uso da inteligência artificial em prol do manejo florestal, além da edição gênica para retirada da espinha em ‘Y’ do tambaqui. São inúmeras tecnologias que nós trouxemos para mostrar aqui para a Amazônia e mostrar como que é esse evento pré-COP 30”, complementou.
O presidente da FAPER (Fundação de Amparo a Pesquisa) do Governo de Roraima, Pedro Cerino, ressaltou a participação da instituição. “É mostrar Roraima para o Brasil e para o mundo, que aqui se faz ciência, aqui se faz tecnologia, aqui tem inovação e tem empreendedorismo”.
O Amazontech 2025 recebe visitantes e representantes de outros Estados, entre eles o diretor financeiro do Sebrae Rondônia, Edson Lemos. “Um evento desse mostra para o Brasil e para o mundo o poder da nossa região, da economia, quanto que é importante fazer esse tipo de evento na área de inovação”, comentou.
O Sebrae São Paulo, representado pelo diretor superintendente Nelson Heyver, marca presença para troca de experiências, contribuir e aprender.
“A gente já recebeu missões de Roraima lá em São Paulo, a gente já veio buscar experiência aqui, por exemplo, na IG da cerâmica da Raposa do Sol. Então a gente tem enquanto o sistema Sebrae e muita cooperação. Nosso foco principal aqui é com o sistema de startups, fazer com que a gente tenha mais startups daqui da região Norte, ser parceiro, mostrar que São Paulo também quer contribuir e vice-versa, fazer com que essa grande rede no Brasil se una para promover inovação em nosso país”.
Fonte: Sebrae RR
Por: M3 Comunicação Integrada