
Em Roraima foi preparada uma série de atividades voltadas para incentivar, proteger e apoiar a amamentação em todo o estado. Foto: Reprodução
Última modificação em 1 de agosto de 2025 às 10:10
O mês de agosto é dedicado à campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo conscientizar mães, profissionais de saúde e a comunidade sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável dos bebês. Para isso, foi preparada uma série de atividades voltadas para incentivar, proteger e apoiar a amamentação em todo o estado.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Silvia Furlin, as ações acontecerão tanto nas unidades de saúde quanto em parceria com universidades e outras instituições, incluindo o Centro de Referência de Saúde da Mulher e a Casa de Saúde Indígena (Casai).
“Vamos reunir mães doadoras, mulheres que amamentam, mães de bebês prematuros e toda a sociedade que apoia essa causa tão importante”, destacou.
As atividades começam no dia 1º de agosto com uma exposição fotográfica no HMINSN. Durante o mês, estão previstas blitz educativas, oficinas, palestras em universidades, encontros com gestantes, rodas de conversa e o tradicional “Mamaço Oficial”, marcado para o dia 23 de agosto na Praça do Mirandinha.
A campanha reforça a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e continuado até os dois anos ou mais. Além disso, valoriza as mães doadoras de leite humano, que desempenham papel essencial no cuidado dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da maternidade.
Como se tornar doadora de leite materno?
O Banco de Leite Humano, que atende recém-nascidos da UTIN, possui certificação Ouro do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, reconhecimento que destaca sua excelência.
Para ser doadora, a mãe deve estar saudável, ter produção de leite maior que a necessidade do próprio bebê e não usar medicamentos que contraindiquem a amamentação. O cadastro pode ser feito sem sair de casa, por meio do telefone (95) 98117-1995 ou pelo link disponível. Também é necessário apresentar exames pré-natal para completar o cadastro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 98414-0772.
Confira a Programação:
05/08 – Oficina de atualização prática da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no CCTI
- Horário: 8h às 13h
- Local: Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação
05/08 – Encontro interativo com o tema “priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis” na Casa da Gestante.
- Horário: 14h
- Local: Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (HMI)
06, 07, 12, 13, 14, 15, 21, 22 e 26/08 – Treinamentos e blitze educativos no HMINSN
- Horário: 18h
- Local: Auditório do HMI
08/08 – Ação educativa na Maternidade de Rorainópolis
- Horário: 8h
- Local: Maternidade de Rorainópolis – Thereza Monay Montessi
11/08 – Ação educativa no CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher)
- Horário: 8h
- Local: Centro de Referência de Saúde da Mulher
18/08 – Ação na Assembleia Legislativa de Roraima
- Horário: 8h
- Local: Assembleia Legislativa de Roraima
19/08 – Palestra sobre manejo da amamentação na SETRABES
- Horário: 9h
- Local: Auditório da Setrabes
22/08 – Roda de conversa sobre amamentação na CASAI
- Horário: 9h
- Local: Casai
23/08 – XII Mamaço Oficial na Praça do Mirandinha
- Horário: 16h
- Local: Praça do Mirandinha
29/08 – Palestra sobre proteção e apoio ao aleitamento na Maternidade de Rorainópolis
- Horário: 8h
- Local: Maternidade de Rorainópolis – Thereza Monay Montessi
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação