Última modificação em 13 de fevereiro de 2025 às 12:01

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou e abateu, uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, vinda da Venezuela. A ação foi conduzida pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) como parte da Operação Ostium, que combate atividades ilícitas na fronteira. A ação aconteceu na manhã de terça-feira (11).
A operação ocorreu em conjunto com a Polícia Federal e seguiu todos os protocolos previstos no Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004, que regulamenta as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).
Inicialmente, foram aplicadas as medidas de averiguação para identificar a aeronave e monitorar seu comportamento. Na sequência, os militares ordenaram a mudança de rota e o pouso forçado, mas a aeronave não respondeu às determinações.
Diante da recusa, foram disparados tiros de aviso como advertência. Ainda sem resposta, a aeronave foi classificada como hostil e submetida ao Tiro de Detenção (TDE), ação que impede a continuidade do voo. Com isso, o avião caiu em uma área remota.
Na quarta-feira (12), um helicóptero H-60 Black Hawk, do Esquadrão Hárpia da FAB, foi enviado ao local da queda para verificação. Agentes da Polícia Federal identificaram dois ocupantes mortos e confirmaram a presença de drogas na aeronave.
A FAB reafirmou seu compromisso com a soberania do espaço aéreo e a segurança nacional, destacando a prontidão de suas equipes para atuar no combate ao tráfico e a outras atividades ilícitas na região de fronteira.
Por: Papo M3 Realidades
Siga nosso canal no Whatsapp e fique por dentro da notícia que importa.