
Desde o início da Operação Acolhida, os dados apontam que quase um milhão de venezuelanos já passaram por Roraima. Foto: OIM
Última modificação em 29 de agosto de 2025 às 09:49
Boa Vista, capital de Roraima, registrou a maior taxa de crescimento populacional entre todas as capitais brasileiras no último ano, com aumento de 3,26% entre 2024 e 2025, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O avanço é impulsionado, principalmente, pela migração internacional, em especial de venezuelanos que continuam a chegar ao Brasil por meio da fronteira com Roraima. Outras capitais que também tiveram destaque no crescimento populacional foram Florianópolis (1,93%), Palmas (1,51%) e Cuiabá (1,31%).
De acordo com as Estimativas da População 2025, o país atingiu a marca de 213,4 milhões de habitantes, crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior.
O gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Márcio Minamiguchi, explicou que, além da migração internacional, fatores regionais também ajudam a explicar os números.
“Assim como Boa Vista, Santa Catarina recebe fluxo migratório de venezuelanos e haitianos, o que pode justificar o aumento. Já o crescimento de Florianópolis também está ligado à migração interna, resultado da expansão econômica do Estado. Cuiabá segue a mesma tendência. No caso de Palmas, os novos dados mostram que o ritmo de expansão observado em décadas anteriores perdeu intensidade.”
O levantamento ainda mostra que, entre os 15 municípios brasileiros com mais de 1 milhão de habitantes, 13 são capitais estaduais. Juntas, essas cidades concentram 42,8 milhões de pessoas, o equivalente a 20,1% da população do país. São Paulo segue como o município mais populoso, com 11,9 milhões de habitantes, seguido por Rio de Janeiro (6,7 milhões) e Brasília (3 milhões).
Fonte: IBGE
Por: M3 Comunicação Integrada