
Edilson Damião e Antonio Denarium. Foto: Reprodução
Última modificação em 26 de agosto de 2025 às 08:59
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta terça-feira (26), a partir das 18h (horário local), o recurso que pode resultar na cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), e de seu vice, Edison Damião (Republicanos). O caso será analisado no plenário do TSE, em Brasília (DF), como o primeiro item da pauta da sessão.
O processo, pautado pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, trata da terceira ação de cassação contra Denarium e envolve acusações de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022. Segundo a denúncia, o governador teria utilizado a máquina pública para realizar ações proibidas a agentes públicos no período eleitoral, com o objetivo de obter vantagem indevida na disputa.
A tramitação do processo foi destravada após a recomposição do plenário com a posse dos ministros Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques, o que permitiu a retomada de julgamentos que estavam paralisados. A relatora do caso é a ministra Isabel Galotti, que já havia recebido o processo anteriormente, mas a análise foi adiada por falta de quórum.
Caso a cassação seja confirmada pelo TSE, novas eleições deverão ser convocadas em Roraima. Até lá, quem assumirá o governo do Estado será o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Soldado Sampaio.
Nos bastidores, há especulações sobre possíveis conversas informais entre integrantes do Progressistas, partido de Denarium, e ministros da Corte, o que levanta preocupações sobre a possibilidade de pedido de vista que possa adiar a decisão. Ainda assim, a expectativa é de que o desfecho ocorra ainda este mês.
Por: M3 Comunicação