
Jean Silva foi o único bombeiro-militar entre os participantes, em sua maioria, policiais de elite do Bope, e destacou-se ao superar todos os demais ao longo do rigoroso treinamento. Foto: Divulgação
Última modificação em 14 de agosto de 2025 às 10:51
O 1º sargento Jean Silva, do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), conquistou o primeiro lugar no VII Curso de Tripulante Operacional (CTO), realizado em Salvador (BA). O treinamento, promovido pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer/PMBA), reuniu 24 profissionais de forças de segurança de diversos Estados brasileiros.
Com duração de 75 dias e carga de 358 horas-aula, o curso foi voltado para operações de salvamento, resgate e ações aerotáticas, com instruções intensivas e de alto risco. A formatura ocorreu no hangar oeste do Graer, e contou com demonstrações técnicas como infiltração rápida, fast rope, rapel e camuflagem.
Jean Silva foi o único bombeiro-militar entre os participantes, em sua maioria, policiais de elite do Bope, e destacou-se ao superar todos os demais ao longo do rigoroso treinamento.
O CTO forma especialistas preparados para atuar em cenários críticos, como missões aerotáticas complexas, incluindo tiro embarcado, salvamento aquático, resgate vertical e aeromédico. Essas habilidades ampliam significativamente a capacidade de resposta integrada das forças de segurança.

Experiência e preparo marcam conquista
Integrante do CBMRR desde 2013, Jean Silva possui vasta experiência e diversas especializações, entre elas mergulho, salvamento em altura, salvamento veicular, resgate e atendimento pré-hospitalar. Ele comentou sobre os desafios enfrentados durante o curso:
“Com certeza, o mais difícil foi deixar minha família para trás durante um curso tão longo, sem saber exatamente o que esperar do treinamento. Além disso, o preparo físico e mental exigido foi intenso. Mas eu estava determinado a alcançar meu objetivo, e acredito que essa determinação foi essencial para conquistar o primeiro lugar”, afirmou o sargento.
Jean Silva também destacou que a conquista reforça ainda mais seu compromisso com a missão de salvar vidas. “Agora ampliarei ainda mais minhas competências, contribuindo para elevar a capacidade operacional do CBMRR em missões aéreas de salvamento, resgate e apoio a ocorrências em todo o território roraimense”, declarou.
Além da recente conquista, o sargento participou ativamente de missões de salvamento no Rio Grande do Sul, durante uma das maiores tragédias climáticas do país, e acumula diversas condecorações e medalhas em reconhecimento à sua dedicação e resultados ao longo da carreira.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação