
Além do crédito, o governo também comprará produtos que seriam exportados, especialmente alimentos, para uso em programas sociais. Foto: Reprodução
Última modificação em 14 de agosto de 2025 às 10:15
O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) a Medida Provisória chamada Brasil Soberano, com o objetivo de amenizar os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A proposta prevê a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões destinada a empresas afetadas pelas novas barreiras comerciais norte-americanas.
Além do crédito, o pacote inclui a ampliação das compras governamentais. Nessa modalidade, o governo passará a adquirir itens que seriam exportados, especialmente alimentos, para destiná-los a programas sociais.
Durante o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou a Índia como exemplo e destacou que o Brasil buscará diversificar seus mercados internacionais.
“Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para reduzir os danos. Mas é ilusão pensar que não vamos substituir parceiros comerciais. Se os EUA não querem comprar, procuraremos quem queira. Em vez de lamentar perdas, vamos buscar novas oportunidades. O mundo é grande e quer negociar com o Brasil”, afirmou.
Reação da indústria
Na semana anterior, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) havia entregue ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, um conjunto de oito medidas prioritárias para mitigar os efeitos das tarifas sobre o setor industrial.
Segundo a entidade, cerca de 75% dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos estão agora sujeitos às sobretaxas, com destaque para setores como vestuário, máquinas e equipamentos, têxteis, alimentos, químicos, couro e calçados.
Fonte: Brasil 61
Por: M3 Comunicação