
A premiação celebra o esforço e a excelência de estudantes de todo o país, com base em indicadores oficiais de desempenho na educação básica. Foto: Reprodução
Última modificação em 13 de agosto de 2025 às 11:14
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu, por meio do Prêmio MEC da Educação Brasileira, o alto desempenho de 54 estudantes na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os premiados, dois jovens de Roraima se destacaram: João Vitor Grisoto Kussaba e Evellyn Letícia Costa Gonçalves, ex-alunos do Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges, em Boa Vista.
A premiação celebra o esforço e a excelência de estudantes de todo o país, com base em indicadores oficiais de desempenho na educação básica. No caso da redação do Enem, os critérios consideraram a qualidade da produção textual e o domínio da norma culta da língua portuguesa, além da capacidade de argumentação e coesão.
Além dos estudantes, o Prêmio MEC contemplou quatro estados, 35 municípios e 20 escolas, totalizando 116 reconhecimentos em oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foram entregues 62 troféus e 54 medalhas.
A seleção dos premiados da edição de 2025 foi realizada com base em dados do Censo Escolar, Ideb, Avaliação da Alfabetização, Enem e informações do IBGE. A análise foi conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem necessidade de inscrição prévia.

Prêmio
Instituído pelo Decreto nº 12.521/2025 e regulamentado pela Portaria nº 564/2025, o Prêmio MEC da Educação Brasileira tem como objetivo valorizar ações e resultados que promovam a melhoria da qualidade do ensino, a equidade e a redução das desigualdades educacionais, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).
Fonte: Ministério da Educação
Por: M3 Comunicação